21. (CESGRANRIO – PETROBRAS– ADMINISTRADOR/2012)

Uma empresa de grande porte, atuando num setor onde existe grande concorrência, fez uma análise SWOT detalhada de seu ambiente interno, visando a estabelecer ações que pudessem melhorar a sua competitividade no mercado. Esse processo, que demandou um grande esforço da alta administração, não atingiu o objetivo esperado – melhoria da competitividade.
Um consultor foi contratado para verificar a falha ocorrida na análise realizada pela empresa. O consultor constatou que a falha ocorrida deveu-se ao fato de a empresa não ter feito a análise

(A) de oportunidades e ameaças existentes no macroambiente.
(B) das forças tecnológicas para adotar soluções informatizadas.
(C) dos fatores sociais para entender as expectativas dos clientes internos.
(D) dos fatores críticos de sucesso para estabelecer o preço de seus produtos.
(E) dos novos entrantes no mercado para determinar o seu volume de produção.

COMENTÁRIO

Essa questão é resolvida por um pequeno detalhe que passou despercebido por muita gente. Vamos primeiro repetir o que já estamos calejados:

Análise SWOT significa Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats), que em português alguns autores apelidaram de Análise FOFA. Sun Tzu, no seu livro a Arte da Guerra resumiu bem o que seria a importância, dizendo: “Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças.”, mas para fazer isso tem de analisar, por isso a análise SWOT.

Se formos bem objetivos na questão, ela diz com todas as letras que fez análise SWOT do AMBIENTE INTERNO, o que torna falha a análise, já que ela leva em consideração também o ambiente externo. Portanto o que falha que ocorreu foi não ter feito a análise de ameaças e oportunidades do macroambiente.

RESPOSTA LETRA A

 

6 Comentários

  1. Fabiano

    Sinceramente…ainda não absorvi ter errado essa questão na Prova!!!!!!!!!

    Assim fica impossível passar mesmo…:((((

    Obrigado sempre por nos ajudar Bruno!

    Responder
  2. Bianca Prado

    Realmente assim fica difícil passar. Também errei por bobeira. Aff!!

    Responder
  3. BlakeDestroyer

    Pegadinhas da CESGRANRIO news. O difícil é quando você caí.

    Responder
  4. Tiago

    Dei mole nessa tambem, mas achei a questão um tanto quanto maldosa. Quando ele diz que faz uma analise detalhada do seu ambiente interno, me parece declarado que a intenção foi essa e não um erro, leio e releio essa questão e não consigo concordar que a A está certa. Se ele fez uma analise declaradamente interna e ocorreu um erro, esse erro tem que se encontrar no ambiente interno. Sei lá.

    Responder
    1. silvana hidalgo

      Foi assim que pensei também: um erro no ambiente “interno” , não lembro mas acho que errei também esta questão!

      Responder
    2. Wíverson Cardoso

      É aí que está o problema, o consultor somente analisou o ambiente interno. Para uma análise SWOT ser verdadeiramente SWOT tem que ter ambiente externo tb…

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha Captcha Reload