21.(CESGRANRIO – TRANSPETRO – ADMINISTRADOR/2012)

A empresa de construção civil Concreto Abstrato S.A., sediada no Brasil, está construindo diversos edifícios em um país do norte da África. Os projetos são grandes e envolvem uma série de profissionais da construção civil, alguns locais e outros oriundos do país sede.
A complexidade dos projetos requer uma estrutura organizacional que atenda às características técnicas e gerenciais a ela relacionadas. Em decorrência dessas características, a empresa decidiu estabelecer a estrutura organizacional por projeto.
É característica da estrutura organizacional por projeto a

(A) divisão através de departamentos.
(B) coordenação do topo que possui redundâncias em muitas tarefas.
(C) organização segundo os tipos de recursos técnicos utilizados.
(D) manutenção dos recursos necessários sob o controle de um único indivíduo.
(E) estruturação dos órgãos sob uma única linha de subordinação.

COMENTÁRIO

Entendam sempre departamentalização uma divisão. Toda divisão tem que ter critérios para essa divisão.

Por exemplo, se eu quiser pegar uma sala de alunos do AdmComentada e for dividir em grupos para tira-dúvidas, eu tenho que colocar algum critério nesse grupo. Seja por sexo (grupo de homens e grupo de mulheres), por conhecimento (os que sabem mais e os que tem mais dificuldades), ou mesmo por afinidade (deixar que cada um escolha seu parceiro do grupo). Quando dividimos uma empresa também temos que escolher o critério de divisão que melhor se encaixa nela.

Os critérios mais utilizados são:

– Por funções (FUNCIONAL):
Divide pessoas de acordo com a sua função na empresa. É nessa departamentalização que surgem os departamentos de marketing, financeiro, RH etc. São simplesmente pessoas com a mesma função na empresa agrupadas em um departamento.

– Por produto:
As gerências são divididas de acordo com cada produto vendido. Existe assim, por exemplo, numa loja de música, o gerente dos instrumentos de corda, o gerente de bateria e percussão, o gerente dos instrumentos de sopro e assim vai.

– Por cliente:
A empresa divide de acordo com o cliente, as lojas de artigos de papelaria normalmente vendem por atacado e no varejo. Tendo assim uma gerência para pessoa física e uma gerência para empresas.

– Por região (Geográfica ou territorial):
A empresa divide suas gerências de acordo com a região de atuação, sendo assim surgem a gerência da região norte, região nordeste, sudeste e assim por diante.

– Por processo:
Agrupa atividades e recursos com base em processos-chave. A unidades organizacionais são colocadas ao redor de qualificações em comum para completar certo processo. Por exemplo, em uma fábrica têxtil podemos ter o setor de corte, de estamparia, montagem.

– Por projeto:
Cada projeto tem seu ciclo de vida específico e as pessoas recebem incumbências temporárias em cada um deles. São pessoa que se juntam formando uma equipe em torno de um projeto. Por exemplo, uma escola forma uma equipe em torno do projeto de fazer aulas EAD. Essa equipe será formada, avaliará o projeto, colocará em execução e depois será desfeita, pois o objetivo do projeto foi alcançado.

É importante ressaltar nos estudos, sempre haverá um coordenador de projeto(s) e as os projetos são temporários, as equipes não serão permanentes. Uma equipe permanente se torna um departamento e não é o foco da divisão por projetos.

Aqui pode-se fazer uma pequena separação que poderá vir em uma prova:
– Equipe por projetos funcionais: Todos os membros e recursos da equipe provém de uma só área. Um projeto de um novo produto onde somente engenheiros são necessários, por exemplo.
– Equipe por projetos multidisciplinares: O nome já diz tudo. Terá várias áreas juntas em uma só equipe.

Vamos item a item na questão:

(A) divisão através de departamentos. – Não, a divisão por projetos cria equipes para o projeto. Equipe temporária, não um departamento.
(B) coordenação do topo que possui redundâncias em muitas tarefas. – Essa é uma característica de um tipo de estrutura organizacional pouquíssimo estudada. A estrutura holográfica, só achei em uma apostila da faculdade. Nos livros que tenho não tem esse tipo, assim que tiver mais farei um artigo sobre ela. Pode ser que venham mais vezes.
(C) organização segundo os tipos de recursos técnicos utilizados. – Essa é característica da estrutura por processo.
(D) manutenção dos recursos necessários sob o controle de um único indivíduo. – Essa é a correta, equipes coordenadas por um só indivíduo. Todos os recursos necessários para o projeto será coordenado pelo gestor da equipe.
(E) estruturação dos órgãos sob uma única linha de subordinação. – Ele tá falando aqui de estrutura linear e não de nenhum tipo de departamentalização e sim de um tipo de estrutura.

RESPOSTA LETRA D

PS: Você encontra essa questão, todos os itens dela nesse pdf ( http://dgi.unifesp.br/seplan/templates/docs/seplan-modelos_de_estruturas_organizacionais_material.pdf ). Acho que a CESGRANRIO deu um pequeno “CTRL C” e “CTRL V”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha Captcha Reload