23. (CESGRANRIO– PETROBRAS– ADMINISTRADOR/2012)

Uma empresa que atua no segmento industrial pesado tem apresentado resultados negativos nos últimos três anos, e seus acionistas exigiram a contratação de um consultor para identificar novas estratégias de atuação e conseguir a recuperação da empresa nos próximos dois anos.
O consultor adotou um modelo para a identificação de novas estratégias utilizando a análise do ambiente externo quanto às forças que influenciam a competitividade de um segmento.
Constituem-se, no modelo adotado pelo consultor, forças que influenciam a competitividade:
(A) Capacidade Produtiva, Força de Trabalho e Governança Corporativa
(B) Capacidade Produtiva, Força de Trabalho e Governo
(C) Tecnologia, Capacidade Produtiva e Governo
(D) Clientes, Fornecedores, Novos Entrantes e Produtos Substitutos
(E) Força de Trabalho, Sistema de Transporte, Clientes e Tecnologia

COMENTÁRIO

Essa questão, apesar de falar da parte macroambiental da análise SWOT, ela era muito tranquila, bastava um pouco de atenção.

Olhando para as opções, vamos analisá-las com calma. O que a questão queria era a que tivesse apenas fatores ambientais, ou seja, nenhum fator interno será considerado como resposta.

(A) Capacidade Produtiva, Força de Trabalho e Governança Corporativa – Os três são fatores internos, que depende somente da empresa para mudar.

(B) Capacidade Produtiva, Força de Trabalho e Governo – Apesar de governo ser externos, os outros dois são inerentes à empresa.

(C) Tecnologia, Capacidade Produtiva e Governo – A que deixa essa opção errada é a capacidade produtiva, que é ligada à empresa e ela, internamente, controla esse fator.

(D) Clientes, Fornecedores, Novos Entrantes e Produtos Substitutos – Essa é a resposta, todos esses fatores são externos e a empresa não influência diretamente neles.

(E) Força de Trabalho, Sistema de Transporte, Clientes e Tecnologia – O que deixa essa opção errada é a Força de trabalho.

RESPOSTA LETRA D

 

2 Comentários

  1. Rodrigo Cobe

    Vale lembrar também Bruno, que a letra d) Clientes, Fornecedores, Novos Entrantes, Produtos Substitutos e adicionando a rivalidade entre os concorrentes existentes, temos as 5 Forças de Porter, na análise estrutural da indústria.
    Poder de Barganha dos Clientes, Poder de Barganha dos Fornecedores, Novos Entrantes, Produtos Substitutos e Rivalidade entre os Concorrentes Existentes.

    Espero ter ajudado.
    ABraço!

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