24. (CESGRANRIO– PETROBRAS– ADMINISTRADOR/2012)

Um consultor, especializado na elaboração de estratégias para empresas de grande porte do setor de siderurgia, está explicando para os diretores de uma organização o processo que utiliza nesse tipo de trabalho.
Durante sua palestra, ele citou as características dos problemas que o nível institucional enfrenta e que os leva a determinar as estratégias que adotará em seu planejamento.
Os problemas enfrentados pelos gestores do nível institucional, que devem ser considerados na elaboração de seu planejamento, apresentam as seguintes características:

(A) simplicidade, incerteza, estruturação e efeito no longo prazo
(B) simplicidade, certeza, estruturação e efeito no curto prazo
(C) flexibilidade, incerteza, controlável e efeito no curto prazo
(D) complexidade, certeza, controlável e efeito no curto prazo
(E) complexidade, incerteza, desestruturação e efeito no longo prazo

COMENTÁRIO

Nessa questão você tinha que ter estudado as “camadas” do planejamento, se atentando para os sinônimos dos nomes, vamos a um esqueminha para simplificar a questão. Colocaremos no esquema, em formato de pirâmide, além dos sinônimos, algumas palavrinhas mágicas que identificam logo que estamos falando de cada nível de planejamento, ficando bem mais fácil.

(Clique para ampliar a imagem).

Agora sim, fica bem mais fácil responder essa questão. Ela quer as características do nível institucional, ou sejam nível estratégico, então.

(A) simplicidade, incerteza, estruturação e efeito no longo prazo – Só está correto o efeito no longo prazo.

(B) simplicidade, certeza, estruturação e efeito no curto prazo – Todas estão erradas.

(C) flexibilidade, incerteza, controlável e efeito no curto prazo – Incerteza e flexibilidade estão corretos. É flexível, pois como é no longo prazo, não pode prender demais correndo o risco de não conseguir se adaptar a uma mudança de ambiente.

(D) complexidade, certeza, controlável e efeito no curto prazo – Somente o complexo está correto.

(E) complexidade, incerteza, desestruturação e efeito no longo prazo – Todas corretíssimas, de acordo com o nosso esqueminha.

RESPOSTA LETRA E

1 comentário

  1. Lara

    Uma observação é que na letra A está como só o efeito no longo prazo está correto, porém, a incerteza também está correto.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha Captcha Reload