25.(CESGRANRIO – TRANSPETRO – ADMINISTRADOR/2012)

Uma organização decidiu estabelecer uma metodologia para a elaboração de seu planejamento estratégico. Elaborou o diagnóstico estratégico, que é o primeiro passo do processo de planejamento. Com isso, identificou as informações necessárias para nortear o seu direcionamento estratégico. O monitoramento ambiental forneceu os elementos essenciais para a determinação do rumo a ser seguido pela organização.
Esse rumo é explicitado através das diretrizes organizacionais formadas pelo(a)

(A) plano operacional e pelo sistema de informações da empresa
(B) sistema de qualidade e pelo sistema de informações da empresa
(C) missão, visão e pelos objetivos da empresa
(D) estrutura e pelos objetivos organizacionais
(E) estrutura organizacional e pelos planos de gestão operacional da empresa

COMENTÁRIO

Planejamento estratégico tem fases. Fases para elaboração do seu planejamento estratégico.

A questão não entrou diretamente na polêmica, mas vamos falar disso aqui.

Em algumas bibliografias (na maioria na verdade) o primeiro passo do planejamento estratégico é você saber o que você quer, declarar os rumos, a missão, visão e objetivos da sua empresa. Para depois disso, começar a analisar o ambiente e saber como agir para driblar as ameaças e aproveitar as oportunidades para chegar aos seu objetivos.

Outros livros já dizem que primeiro você deve analisar o ambiente externo, olhar as oportunidades que estão no mercado e depois decidir para onde ir, seus objetivos e sua missão.

Eu acho que faz mais sentido a primeira, na visão empreendedora do “o que você quer, você consegue”. A segunda faz mais sentido na visão investidora do “vamos para onde dá dinheiro”.

Mas o que importa é que sempre a missão, visão e objetivos serão definidos na etapa do direcionamento estratégico, na parte de determinar os objetivos. De nortear a empresa, só saibam que, dependendo do autor pode ser a primeira ou a segunda fase. Acredito que um concurso não perguntará a ordem das fases justamente por causa dessa polêmica.

Acho que todo administrador cansou de ver o que é missão e visão de uma empresa, mas vamos relembrar:

– Missão:
Mostra o hoje, a razão de ser da empresa. Mostra a definição de negócio, o porquê da empresa ter nascido e funcionar. A missão da Petrobras, por exemplo, é:

“Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua.”

Note que ela respondeu a algumas perguntas que uma missão bem declarada deve sempre responder: “O que faz”, “Para quem faz”, “De que forma faz” e “Por que faz”.

– Visão:
A visão é um objetivo de longo prazo. É como a empresa quer se ver em alguns anos. A visão é modificada sempre que se alcança, a missão é algo mais permanente. A visão já é mudada a cada vez que se alcança os objetivos. Alguma empresas, como a Petrobras, já colocam a visão com um tempo determinado. A visão atual da Petrobras é a “visão 2020”, o que já indica que aqueles objetivos tem que ser alcançado até 2020 e, quando alcançados, será mudado.

“Seremos uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida pelos nossos públicos de interesse.”

Dito tudo isso, vamos às opções, ele quer saber o que dá o rumo da empresa:

(A) plano operacional e pelo sistema de informações da empresa – Plano operacional pode até ser, mas sistema de informação pé uma ferramenta para o alcance de objetivo, não uma um rumo que a empresa tem que tomar.
(B) sistema de qualidade e pelo sistema de informações da empresa – Nesse caso, os dois são ferramentas para o alcance e não diretrizes de objetivo.
(C) missão, visão e pelos objetivos da empresa – A missão, a visão e os objetivos da empresa dão sim rumo a empresa. Seja pelo que ela é e como agir, como é o caso da missão, seja pelos objetivos que ela quer alcançar, todas imprimem rumos à empresa.
(D) estrutura e pelos objetivos organizacionais – A estrutura é uma característica da empresa e não uma diretriz de objetivo.
(E) estrutura organizacional e pelos planos de gestão operacional da empresa – Aqui está a estrutura novamente.

RESPOSTA LETRA C

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