27.(CESGRANRIO – TRANSPETRO – ADMINISTRADOR/2012)

O ambiente interno é o nível de ambiente da organização que está dentro dela e, normalmente, tem implicação imediata e específica na administração da organização.
A análise do ambiente interno tem por finalidade

(A) evidenciar as deficiências e forças da empresa que está sendo analisada.
(B) evidenciar os pontos fortes e fracos dos concorrentes que atuam no mesmo segmento de mercado.
(C) identificar as forças ambientais incontroláveis que determinam as ações estratégicas.
(D) monitorar o ambiente organizacional para identificar os riscos e as oportunidades presentes e futuras.
(E) quantificar o volume de produção e sua relação com a demanda do mercado.

COMENTÁRIO

Nossa, em minha humilde opinião essa foi a questão mais dada dessa prova. Vamos à uma pequena explicação da análise SWOT, que acho que foi o assunto mais comentado no blog. Se colocar na busca do site “SWOT” você encontrará diversas questões e sempre no mesmo nível de facilidade, quer te fazer escorregar em coisinhas pequenas.

SWOT é a abreviação de Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, que pode ser encontrado em livros traduzidos como Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças (rearrumando fica FOFA), ou ainda pode ser encontrado com a palavra força sendo substituído por Potencialidades.

Pontos forte e pontos fracos estão relacionados ao ambiente interno, é algo inerente à empresa. É o que a empresa precisa trabalhar em si mesmo para potencializar os pontos fortes e anular (ou diminuir) os pontos fracos. Trabalhar para melhorar nos pontos fracos, mas isso a empresa faz internamente. Sem condições exteriores.

As ameaças e oportunidades são inerentes ao ambiente que a empresa está inserido. Não sofre influência direta da empresa. Ameaças são situações ambientais que possam trazer prejuízos à empresa e oportunidades situações externas que possam trazer lucro ou algo bom para a empresa.

Para exemplificar:
– Ponto forte: Uma máquina que nenhum concorrente tenha.
– Ponto fraco: Sistema de informática ultrapassado que deixe os processos mais lentos.

– Oportunidade: Diversos feriados caindo em sextas ou segundas, fazendo “feriadões” é uma oportunidade para quem trabalha com o setor turístico, por exemplo. Ou mesmo um verão mais quente que o normal, para quem vende água e sorvete.
– Ameaça: A chegada de uma multinacional que trabalhe no mesmo ramo.

Dito isso, a questão nos pede o que a análise do ambiente INTERNO tem por finalidade, ou seja, apenas os pontos fortes e fracos. Vamos às opções:

(A) evidenciar as deficiências e forças da empresa que está sendo analisada. – Essa é nossa resposta, deficiências são os pontos fracos, inerentes à empresa. e as forças, os pontos fortes.
(B) evidenciar os pontos fortes e fracos dos concorrentes que atuam no mesmo segmento de mercado. – Concorrentes fazem parte do ambiente externo.
(C) identificar as forças ambientais incontroláveis que determinam as ações estratégicas. – Forças ambientais incontroláveis são do ambiente externo. Oportunidades e ameaças.
(D) monitorar o ambiente organizacional para identificar os riscos e as oportunidades presentes e futuras. – Riscos e oportunidades fazem parte da análise externa.
(E) quantificar o volume de produção e sua relação com a demanda do mercado. – Demanda é ambiente externo.

RESPOSTA LETRA A

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha Captcha Reload