8 Comentários

  1. fabi

    Excente explicação ! Fiquei confusa entre liderança e foco nesta questão…mas lendo a resolução entendi que limita o alvo entre consumidores interessados neste tipo de comida, outra forma de confirmar isso é entendo que é um restaurante focado em um segmento de comida japonesa (foco), ao invés de comida variada por exemplo.

    Responder

    1. Obrigado Fabiana!
      Perfeita sua observação também. Qualquer restrição que a questão colocar, considere foco. Se ela se volta apenas para um segmento, para uma parcela, é foco. Se ela não disse nada, ou colocar “público em geral”, coisas que nos remetam que ela tentará abraçar o máximo possível, considere liderança em custos (no caso de briga por preços, obviamente).

      Responder
  2. Pâmella

    O foco poderia ser também pela limitação geográfica, não? Como é um único restaurante no centro seria foco. Um professor deu essa explicação para diferenciar foco de liderança: se é limitado a um bairro, uma área é foco, mas se é uma grande empresa é liderança.

    Responder

    1. É, mas para isso ele teria que delimitar “consumidores dessa região”. O foco pode ser geograficamente falando ou de interesses nos produtos. Para ser geográfico ele tem que nos dar a entender que é somente naquele bairro. Mesmo que ele disse, “consumidores interessados nesse tipo de comida em toda a cidade” seria foco e não liderança.

      Responder
  3. Naira B.

    Gente, de cara pensei a mesma coisa que vocês e optei por “Foco em Custos”.
    Porém, quando parei para analisar melhor, ele diz que se refere aos “consumidores interessados nesse tipo de comida”. Mas lá em cima ele também diz “um restaurante especializado em comida japonesa”. Ou seja, o foco é os consumidores de comida japonesa, que por sua vez é a especialidade da empresa.
    Não seria então passível de interpretação como “Liderança em Custo”, já que o alvo é o segmento principal e único da empresa?

    Responder
  4. Fabio Teixeira

    “Cost leadership is a concept developed by Michael Porter, used in business strategy. It describes a way to establish the competitive advantage. Cost leadership, in basic words, means the LOWEST cost of operation IN THE INDUSTRY.” – Wiki.

    Liderança em Custos (Cost Leadership), é uma visão ampla, suprema, ou seja, não ser superado por nenhum outro concorrente (alvo amblo). O mais barato possível dentre todos. Ser o pica da galáxias em custo baixo.

    Nessa questão ele apenas quis reduzir o seu custo e nenhum momento pensou em ser o LÍDER do mercado (MESMO QUE LOCAL) em custos baixos.

    Alguns educadores estão errando feio em associar “Segmento Alvo” com esse assunto. A questão “SER LIDER” nunca deve ser esquecida quando se trata de LIDERANÇA EM CUSTOS.

    Responder
  5. Roger

    Olha, eu acho que o que define se é foco em custos ao invés de liderança não é a especialização em pratos japoneses, mas na “quantidade” de público a ser atendida. O enunciado especifica a quantidade quando diz o número de mesas no restaurante (15) e não relata em nenhuma parte o aumento da sua quantidade ou a abertura de mais lojas.

    Responder
  6. Carlos Eduardo

    Eu acho que o foco em custo se dá, não pela informação do público, uma vez que o restaurante já é de comida japonesa, e sim no horário em que será servido (almoço). Somente nesse horário será adotado o formato self-service que, aí sim, terá um público particular.

    Responder

Deixe uma resposta para Pâmella Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha Captcha Reload