Liquigas 2015 – Questão 25

Após um acidente ocorrido em uma de suas fábricas, uma organização teve de utilizar um plano para lidar com a situação, especialmente porque tal situação caracterizou um acidente de trabalho com a necessidade de medidas corretivas, orientadoras e informativas às famílias das vítimas e à mídia.

A situação descrita requer o uso do plano de

(A) contingência
(B) integração
(C) prateleira
(D) negócio
(E) metas

COMENTÁRIO

Plano de contingência, ou de emergência, foi muito falado há tempo na mídia por causa da maior tragédia ambiental da Samarco. Se colocar “Plano de Contingência” e “Samarco” no google, verá o tanto de notícias e reclamações pela falta de um plano de contingência, ou emergência, ou que, se existia, não foi o suficiente.

Mas o que seria esse plano?

O plano de contingência deve ser estratégico, preventivo, preditivo e reativo ao mesmo tempo. Ele deve conter, basicamente, tudo que pode dar errado e a maneira de prevenir que isso aconteça e, caso aconteça, o que se deve fazer.

Os planos de contingência devem conter coisas simples e rotineiras, como o caso de um software parar de funcionar, o que fazer, até um acidente, como destacado na questão.

Olhando bem para as opções também, amigo concurseiro, os outros planos, até mesmo pelo nome, não fazer muito sentido para a questão. Mas sei que no nervo

RESPOSTA LETRA A

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha Captcha Reload