63.(CESGRANRIO – TRANSPETRO – ADMINISTRADOR/2012)

Considere as seguintes premissas:

I – Quem gosta de música não é triste.
II – Gatos não gostam de chocolate.
III – Quem não gosta de chocolate é triste.

Com base nessas premissas, conclui-se que

(A) gatos tristes gostam de chocolate.
(B) gatos não gostam de música.
(C) quem não gosta de música é triste.
(D) quem gosta de chocolate não é triste.
(E) quem não gosta de chocolate é gato.

COMENTÁRIO

Tipo de questão que é mais fácil testar item a item, já que apenas lendo as três opções não se consegue tirar nenhuma conclusão concreta. Vamos então:

a) Gatos tristes gostam de chocolate – Quando olhamos as alternativas, a única conclusão que se pode tirar de gatos é que eles, absolutamente nenhum gato, gosta de chocolate, seja o gato triste ou não.

b) Gatos não gostam de música – Essa inferência nós podemos fazer. Usando a simples lógica: associando as frases II e III percebemos que todos os gatos são tristes, pois não gostam de chocolate. Se quem gosta de música não é triste, nenhum gato pode gostar de música, ou não seriam tristes, logo, por dedução, os gatos não gostam de música.

c) Quem não gosta de música é triste – A afirmação I pode confundir você sobre esse item, porém ela apenas fala que quem gosta de música não é triste, mas disso você não pode afirmar que quem não gosta é triste. Apenas com essa frase não se pode ter essa conclusão.

d) Quem gosta de chocolate não é triste – Assim como a de cima, a afirmativa III pode levar alguém a se confundir aqui, porém pela alternativa 3 ele fala apenas do grupo dos que gostam e não generalizam o grupo dos que não gostam de chocolate quanto a característica nenhuma.

(E) quem não gosta de chocolate é gato. – Gatos não gostam de chocolate, mas nem todo mundo que não gosta de chocolate é gato. Pode ter uns feinhos nesse grupo também (hehehe!).

RESPOSTA LETRA B

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha Captcha Reload