5 Comentários

  1. Melca

    Qual é a literatura de Estratégia que vocês utilizam para responder as questões?

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    1. Uso muito o do Mintzberg e o do Michael Porter.
      E o do Maximiano também utilizo.

      Muito de vez em quando o Djalma Oliveira, mas muito de vez em quando mesmo.

      Vou passar em uma livraria para ver o livro: Administação. Teoria e prática no contexto brasileiro de Alketa Peci. Me disseram que ele é muito bom, mas ainda não vi.

      Espero ter ajudado!

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  2. Rafael

    Uma pergunta, vender em um novo mercado, para a empresa, nao poderia ser um mercado existente mas que ela ainda nao atua com este produto? novo mercado de atuacao para o produto?

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    1. Vou explicar, Rafael, com o mesmo exemplo do Kotler, de uma industria de CD’s Graváveis. Adaptando para cá, pois o Kotler fala de crescimento integrado, intensivo e por diversificação. Um pouco diferente da visão aqui
      Se ela simplesmente tenta vender mais CD’s. Tentando captar o público não comprador de CD’s ou pegando o público da concorrência. Mesmo produto, mesmo mercado.
      Inovar tecnologicamente, fazendo o CD ter maior capacidade de armazenamento, por exemplo, ou investir numa opção, como fitas de backup. Novo produto, mesmo mercado.
      Ela percebe que os CD’s podem ser vendidos não somente para quem trabalha com informática pelos backup’s, mas também para decoradores em geral (é brega, mas foi o exemplo que achei agora), e começa a somente a dar um foco a esse mercado. Mesmo produto, novo mercado
      Mas se, percebendo o potencial de CD’s no ramo da decoração, ele começa a desenvolver CD’s não mais com a funcionalidade de gravar, mas sim CD’s coloridos, de diferentes formatos e tamanhos, pois ele já tem toda a tecnologia para produzir CD’s, seria fácil ir para esse mercado. Novo produto, novo mercado.

      Note que sempre o novo mercado é com relação ao produto e o novo produto, com relação à empresa.
      Deu para entender?

      Qq coisa pergunta novamente!

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