A falha e a desistência de Messi…

Foto tirada do O GLOBO - NICHOLAS KAMM / AFP
Foto tirada do O GLOBO – NICHOLAS KAMM / AFP

O mundo do futebol pode ser (na verdade é) muito cruel com seus profissionais. Os super atletas, astros, fenômenos recebem uma atenção e uma cobrança muitas vezes sobre-humanas. Ontem, 27/06/2016, a Argentina perdeu do Chile na final da Copa América e, com isso, o Messi (que se encaixa exatamente na descrição acima) anunciou que poderia sair da seleção, gerando assim um movimento pedindo pra ele ficar.

Para os que acompanham o futebol mais de perto sabem que pode ter uma questão política com a AFA (basicamente a CBF na Argentina) e, que vários jogadores devem fazer o mesmo que o Messi.

Mas, no discurso de Messi, ele fala que já é a terceira vez, a terceira final seguida em que a Argentina não consegue vencer, não sei bem se era referência às três últimas Copas América, em que perderam na Final, ou as três últimas finais, contando a Copa do Mundo de 2014. A despeito disso, de fato o Messi é um jogador que faz a diferença. Não à toa ganhou tanta premiação e tanta artilharia, mas será que é assim que é pra ser mesmo? Falhou, desiste e fica com o que tá dando certo? Manter o status-quo assim?

Sabemos que no futebol tem muita paixão e isso leva os torcedores a pressionar bastante os jogadores e o time. O Messi deve estar bem acostumado a trabalhar com essa pressão, mas será que depois de tantos fracassos com o time realmente chegou a hora de desistir? Se manter só no clube em que ele consegue ser campeão temporada sim, temporada não, basicamente.

Coloque-se nesse lugar, você realmente vai querer parar de batalhar realmente depois da 3ª queda? Sabemos que é difícil continuar motivado depois de uma derrota e eu já falei bastante isso aqui no Blog, depois de uma derrota, tira um ou dois dias para ficar chateado… para tirar a cabeça daquele fracasso, depois volta pra luta. Deve ser o sonho de todo jogador de futebol vencer uma competição pelo seu país e o Messi não deve pensar diferente. Me dói ver qualquer pessoa desistindo de um sonho assim. Cara, se passar num concurso, ser campeão, ser empresário, ter uma família, ser uma pessoa dos esportes radicais, ser músico, seja lá o que for, se esse é seu sonho, vai cara. Tem sonhos mais fáceis e alguns mais difíceis de serem realizados, mas todos são possíveis, é só pensar na barreira que está te fazendo não realizá-lo e encarar de frente.

Obviamente se você tiver um sonho e um “medo” de tentar, será bem difícil mesmo. Por exemplo, por ser músico, conheço diversas pessoas com o sonho de viver de arte (música, pintura etc.) e claro que essa vida é incompatível caso você queira uma estabilidade maior na vida. É uma vida bem mais instável e aventureira. Nesse caso, o medo da instabilidade pode ser um fator determinante para a não realização do seu sonho.

Mas você já parou para pensar no que está te desviando do teu sonho? Até para quem quer viver dormindo tem chance. Seu sonho é viajar? Conheci um Canadense no meu último mochilão que vive há 6 anos (SEIS ANOS!!!) mochilando, pedindo carona, ganhando dinheiro em alguns trabalhos de beira de estrada ou sendo voluntário em fazendas que dão abrigo e comida. Existem vários programas para isso. Mas uma coisa é certa, defina BEM seu sonho. Tem pessoas que dizem que o sonho é viajar, ter família, filhos, carros, barcos, beber só cerveja artesanal e champanhe, ter casa de praia, de serra e ainda ter tempo para fazer isso com qualidade… o sonho dessa pessoa na verdade é ser rica. Aí ou você é herdeiro (que ou você é ou não), ou você rouba (opção que não sugiro à ninguém), ou ganha na mega-sena (apesar da mínima possibilidade) ou, meu amigo, você vai trabalhar e economizar para acumular muita grana e ser rico um dia. Mas não dá pra fazer isso tudo em um piscar de olhos.

O grande mal das pessoas que “invejam” as bem sucedidas é não ver o caminho que essa pessoa trilhou até lá. As pessoas olham para quem passou num concurso bom e acham que ela tem uma vida maravilhosa, mas não veem quantas vezes elas deixaram de sair com amigos e família. Veem empresários bem sucedidos e não veem quantas vezes aquela pessoa andou a pé, pois vendeu o carro para investir na empresa. Se você acha que no caminho para o seu sonho você vai sempre andar numa rodovia asfaltadinha, sem buracos e sem a parte de terra, pode esquecer, meu garoto!

A despeito disso tudo, achei o exemplo do Messi péssimo, para todos. Com esporte sempre vem a imagem da superação, das pessoas que dão o sangue, dão tudo, encaram qualquer beco sem saída e se dão bem e quando você vê um ídolo, um exemplo tão grande para as crianças inclusive, desistindo assim, você fica achando que o mundo não tem jeito mesmo.

Por isso, meu amigo… não desista não!
Já diria o ditado, vai em frente que atrás vem gente… e se você não correr a galera te atropela.

Até mais!

“Irmão, você não percebeu que você
É o único representante do seu sonho na face da Terra?
Se isso não fizer você correr, chapa
Eu não sei o que vai”
(Emicida)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha Captcha Reload