16. (CESGRANRIO – PETROBRAS– ADMINISTRADOR/2010)

No que se refere a Valor do Dinheiro no Tempo, Risco e Retorno, analise as afirmativas a seguir.

I – A quantia, recebida hoje com certeza, que é equivalente a um recebimento incerto que vai ocorrer em uma certa data futura, é o valor presente, na taxa de juros adequada ao risco, do recebimento futuro.
II – A quantia, recebida hoje com certeza, que é equivalente a um recebimento incerto que vai ocorrer em uma certa data futura, é o valor presente, na taxa de juros sem risco, do valor esperado do recebimento futuro.
III – Segundo a conceituação de Markowitz, risco de um investimento é a variância (ou o desvio padrão) do seu retorno.
IV – Seja um ativo financeiro X, cujo desvio padrão do retorno anual é 30%, e um outro ativo Y, cujo desvio padrão do retorno anual é 50%, segundo o Modelo de Apreçamento de Ativos de Capital (CAPM), de Sharpe e outros autores, o retorno esperado de Y é maior que o retorno esperado de X.

Considere-se correto APENAS o que se afirma em
(A) III.
(B) IV.
(C) I e III.
(D) I e IV.
(E) II e IV.

COMENTÁRIO

Essa questão passa por algumas teorias da administração financeira e é bem legal. Eu pessoalmente acho mais legal uma questão financeira teórica a uma questão “decoreba” de fórmula, vamos às teorias, comentando os itens.

Os itens I e II incorrem no mesmo erro e confundem o candidato por, quando lido de primeira vez, parecer que um anula o outro. Ou seja, dá impressão que o item I está correto e o II errado, já que o item um fala muito bonito sobre taxa de juros e ainda adequada ao risco de investimento e o II fala sem esse risco. Mas como eu disse antes, as duas incorrem no mesmo erro. O que é incerto no futuro de uma aplicação, ou de um investimento, não é o recebimento, mas sim o rendimento, o retorno desse investimento. Notem bem a diferença nesse quesito. Tanto que no livro do Ross nos diz assim: “A parte não prevista do RETORNO, aquela resultante das surpresas é o verdadeiro RISCO…”. É uma pegadinha bem chatinha de ser vista, ainda mais no nervosismo da prova. Mas é assim, itens I e II incorretos.

O item III fala dos estudos de Markowitz. Os estudos desse autor são relacionados à correlação de ativos, ou seja, como diminuir o risco de uma carteira de investimentos investindo em ativos negativamente correlacionados. O risco de um investimento é justamente o quanto varia o seu retorno. Quanto maior a variação do retorno, maior o risco do investimento. As medidas de variação, de dispersão são justamente a variância e o desvio padrão.

Para não deixar no ar, ativos negativamente correlacionados são ativos que tem comportamentos diferentes diante de uma situação. Enquanto uma desce, a outra sobe ou se mantém estável. Positivamente correlacionados são ativos que tem comportamento igual, ou seja, quando um descem o outro desce. Por isso para diminuir o risco é importante investir em ativos negativamente correlacionados.

Item III corretíssimo.

Item IV fala do modelo CAPM de apreçamento de ativos relaciona diversas fatores, sendo eles: o retorno livre de risco, o prêmio de risco, ou seja, o retorno do mercado subtraído do retorno livre de risco e um coeficiente beta. A fórmula fica assim:

Re = Rf + B(Rm – Rf)

Re = Retorno esperado.
Rf = Retorno livre de risco.
Rm = Retorno médio do mercado.
(Rm-Rf) = Prêmio de risco
B = Coeficiente Beta.

Esse coeficiente beta é o grau de inclinação da reta de retorno esperado. Se fizermos um gráfico onde Y é o retorno da ação e o X é o retorno esperado do mercado. Passaríamos uma reta ascendente  ou descendente para relacionar a variação do retorno no mercado com a variação do retorno esperado. Sendo assim, o beta seria o ângulo de  inclinação dessa reta, conforme a figura mostra:

 

Nota-se que o ângulo do ativo A é maior, então seu Beta será maior e sua sensibilidade quanto a variação também.

A afirmação IV está errada, pois somente com os desvios no método CAPM não temos como determinar que o retorno de um será maior do que o do outro.

RESPOSTA LETRA A

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha Captcha Reload