28. (CESGRANRIO – PETROBRAS– ADMINISTRADOR/2010)

As ferramentas da qualidade são aplicadas sistematicamente para a resolução de deficiências de processos nas empresas,
seguindo o ciclo PDCA. Suponha uma empresa com um grave problema em um de seus processos internos, cujas
taxas de defeito tenham atingido níveis inaceitáveis. As etapas da busca pela solução do problema foram listadas abaixo,
em sequência lógica.
1 – Entender o processo.
2 – Coletar dados.
3 – Priorizar o problema.
4 – Identificar as causas raízes.
5 – Planejar e implementar ações de melhoria.
6 – Controlar o processo.
As ferramentas da qualidade utilizadas, em cada etapa, são

COMENTÁRIO
(Por Silvia Meszaros)

Caros colegas de batalha,

Percebemos que a questão trata do assunto Ferramentas da Qualidade.

Citando o tão conhecido Jack, vamos por partes, pelas ferramentas básicas e mais comumente utilizadas e mais abaixo, outras definições:

FERRAMENTA O QUE É? PARA QUE UTILIZAR?
Folha de verificação ou Check-list ou Folha de Controle Planilha para coleta de dados. Para facilitar a coleta de dados pertinentes a um problema.
Diagrama de Pareto Diagrama de barra que ordena as ocorrências do maior para o menor valor.  O princípio de Pareto é conhecido pela proporção 80-20. “Poucos são responsáveis por muitos e muitos são responsáveis por poucos”. Para priorizar os poucos que são vitais à organização.
Diagrama de Causa e Efeito ou de Ishikawa ou Espinha de Peixe Estrutura do método que identifica de modo simples e fácil a série de causa de um efeito (problema). As causas ou famílias formam a causas primárias potenciais e são conhecidas como os 6M da manufatura: máquina, medida, meio ambiente, mão de obra, método e matéria-prima. Ampliar a quantidade de causas potenciais a serem analisadas.
Diagrama de Dispersão Gráfico cartesiano que representa a relação entre duas variáveis e quão forte é o relacionamento entre elas. Verificar a correlação entre duas variáveis.
Histograma Diagrama de barra que representa a distribuição de frequência de uma população ou amostra. Mostrar a variação sobre uma faixa específica. Possibilita conhecer as características de um processo ou lote de produtos permitindo uma visão geral da variação de um conjunto de dados.
Fluxograma São fluxos que permite a visão global por onde passa um processo ou um trabalho. Estabelecer os limites, conhecer e entender as atividades.
Gráfico de Controle Gráfico com limites inferiores e superiores de de controle (da empresa) e de especificação (do cliente) que permite o monitoramento do processo. Verificar se o processo está sob controle. Analisa a capacidade do processo (termo usado pela Cesgranrio na última prova de administrador, 2012).

O CEP (Controle Estatístico do Processo) pode ser verificado através do Gráfico de Controle.

Brainstorming ou Tempestade cerebral Conjunto de ideias ou sugestões criado pelos membros da equipe que possibilita avanço na busca por soluções. Ampliar a quantidade de opções a serem analisadas.
Plano de Ação 5W1H Documento de forma organizada para identificar as ações e a responsabilidade de cada um.

A sigla 5W1H é descrita como:

What – O que será feito (etapas).

Why – Por que será feito (justificativa).

Where – Onde cada etapa será executada (local).

When – Quando cada uma das tarefas deverá ser executada (tempo).

Who – Quem irá realizar as tarefas (responsabilidade).

How – Como será feito (método).

 

 

Planejar as diversas ações que serão desenvolvidas no decorrer do trabalho.

 

FMEA: Análise FMEA (Failure Mode and Effect Analysis ou Análise do Tipo e Efeito da falha) é uma metodologia que objetiva avaliar e minimizar riscos por meio da análise das possíveis falhas (determinação da causa, efeito e risco de cada tipo de falha) e implantação de ações para aumentar a confiabilidade do processo.

Dentre outras modernas ferramentas da qualidade há ainda: Diagrama de Afinidade, Diagrama de Interrelação, Diagrama de Árvore, Diagrama de Matriz ou Tábua da Qualidade, Análise de Dados de Matriz, Gráfico de Programa de Decisão de Processo e Diagrama de Flecha.

Como para a Cesgranrio o céu é o limite, é válido dar uma olhada em cada uma delas, se lhe sobrar tempo!

Vamos agora às outras nomenclaturas que apareceram no exercício:

Poka-yoke: É um dispositivo ou sistema de segurança com a função de prevenir falhas humanas por falta de atenção que resultem em defeitos no produto ou no processo de manufatura.

Exemplo de fácil visualização no dia a dia: Para que uma pessoa saia do veículo e não deixe farol, ar condicionado e outros equipamentos elétricos ligados, a retirada da chave da ignição é efetuada com o desligamento do sistema elétrico do carro.

Kanban: É um sistema de cartões utilizado por um estágio cliente para avisar seu estágio fornecedor que mais material deve ser enviado.

Exemplo de fácil visualização no dia a dia: No Mc Donald’s, aquelas plaquinhas numeradas que ficam próximas aos sanduíches, sinalizam ao operador que está na hora de fazer mais hambúrgueres e Mc chikens.

Gráfico de Ramo e Folha: É um gráfico utilizado quando a quantidade de dados não é muito grande, conforme o exemplo abaixo:

1                   2, 3, 4, 4, 5

2                   0, 1, 1, 1

3                   3, 4, 5, 6,7

4                   0, 1, 1, 2

Colocando os dados em row, temos: 12, 13, 14, 14, 15, 20, 21, 21, 21, 33, 34, 35, 36, 37, 40, 41, 41, 42.

É de fácil visualização pelo gráfico que a moda é 21.

De volta ao exercício, ficou fácil relacionar a sequência lógica com as ferramentas.

1 – Entender o processo: Fluxograma
2 – Coletar dados: Folha de Verificação
3 – Priorizar o problema: Gráfico de Pareto
4 – Identificar as causas raízes: Diagrama de Ishikawa
5 – Planejar e implementar ações de melhoria: Plano de Ação
6 – Controlar o processo: Gráfico de Controle

RESPOSTA LETRA D

4 Comentários

  1. Labalbi

    Legal essa questão …muita coisa numa mesma questão…e as provas do BNDES ? Vao corrigir também ?cesgranrio também !!!

    Responder
  2. Ana

    Gostei mto da explicação… só gostaria de acrescentar q no plano de ãção 5W1H ja há a abordagem 2H – how (como) e how much (qto custa)

    Responder

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