37. (CESGRANRIO – PETROBRAS– ADMINISTRADOR/2010)

Os relacionamentos diretos permitem que as empresas conheçam e atendam melhor os clientes, criem valores superiores para eles e aumentem os lucros.
PORQUE
Os relacionamentos indiretos são relações em que os profissionais de marketing não conhecem profundamente os clientes individuais, mas os produtos desenvolvidos por esses profissionais têm significado para os clientes.

A esse respeito, conclui-se que
(A) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
(B) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
(C) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
(D) a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
(E) as duas afirmações são falsas.

COMENTÁRIO

Acho que não há muita dúvida nessa questão quanto aos conceitos de Marketing Direto e Indireto. Isso está na cabeça de todos, até pela vivência mesmo dá para ter uma noção do que cada um significa. Mas vamos lembrar, na teoria.

O Marketing Direto é pessoal, direcionado, interativo. Busca uma mão dupla de informação empresa-cliente e empresa-cliente. Não tem intermediários na comunicação da empresa com seu cliente. Essa “desmassificação” do mercado, como diz Kotler, tornou visível um número crescente de nichos de mercado com vontades e necessidades específicas. Com o contato direto entre empresa e cliente, sem a necessidade do “meio-campo”, os clientes não precisavam mais enfrentar trânsito e falta de vagas no estacionamento para comprar, isso faz a compra se tornar mais divertida e prazerosa, do outro lado, a empresa consegue montar todo um cadastro com informações detalhadas de cada cliente e assim indicar somente ofertas que tenham a ver com aquele cliente, potencializando os esforços em vendas, trazendo mais produtividade e, em consequência, mais lucros. Essa proximidade entre cliente e empresa dá uma ideia de cuidado com o cliente, de atenção o que aumenta o valor percebido pelo cliente.
Exemplo de modalidades de Marketing direto:
– Mala-direta
– Telemarketing
– Marketing de catálogos selecionados
– Alguns modos de uso da TV (propaganda de resposta direta; videotexto e tv interativa e canais de venda em domicílio)

O Marketing indireto é o contrário, é o marketing de massa e impessoal. É a propaganda geralmente vista em TV’s, anúncios de rádios e outdoors. Esse marketing tem diversos objetivos, pode ser para informar, persuadir, lembrar ou reforças a imagem da empresa ou produto. Mas veja bem, o fato da empresa não atuar diretamente com o cliente, não quer dizer que os produtos não tenham significado para quem compra. Se fosse uma comparação, óbvio a identificação do cliente com uma empresa que faz marketing direto é maior do que a que não faz, mas ninguém deixa de comprar uma Coca-cola, por exemplo, pelo fato dela não te mandar um cartão de aniversário. O produto continuar tendo um significado, uma importância para o cliente.

Agora, analisando a afirmação 2, ela está completamente correta. O marketing indireto não tem interação, não é pessoal, então não tem como conhecer profundamente os clientes e como eu disse acima, os produtos continuam tendo significado.

A afirmação 1 também é verdadeira. Marketing direto é pessoal e permite o conhecimento profundo do cliente e potencializar a produtividade das vendas, logo, maximizar lucros.

Agora, se a gente quiser justificar uma afirmação com a outra, é a mesma coisa de dizer que o céu é azul porque não é verde. Não tem como justificar uma com a outra, elas não se complementam.

RESPOSTA LETRA B

 

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