38. (CESGRANRIO – PETROBRAS– ADMINISTRADOR/2010)

Responsabilidade social é o termo usado para descrever a forma com que as empresas respondem na Justiça sobre seus atos.
PORQUE
Marketing verde está relacionado a atividades destinadas a minimizar os efeitos negativos sobre o meio ambiente físico ou melhorar sua qualidade.

A esse respeito, conclui-se que

(A) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
(B) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
(C) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
(D) a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
(E) as duas afirmações são falsas.

COMENTÁRIO

A primeira afirmação parece até brincadeira com a nossa cara! É óbvio que responsabilidade social não é isso.

Responsabilidade social, para concursos, é toda ação que a empresa faça para beneficiar os stakeholders. Tudo que a empresa faz, fora do que é obrigatório, para melhorar a vida da comunidade ao seu redor, dos seus funcionários, enfim, de todos os interessados de fato na empresa é considerado elemento de responsabilidade social. Cuidado, em concurso, nunca associe Responsabilidade Social com aumento de lucro, qualquer afirmação que associe diretamente os dois está errada, pois esse não é o objetivo das práticas relacionadas à responsabilidade social. O máximo que se pode dizer é que a empresa é mais bem vista aos olhos do consumidor, não muito mais que isso. Sempre escolha aquelas opções politicamente corretas, que lemos e achamos tão bonitas.

Marketing verde são os produtos e programas de marketing voltados para o “ecologicamente correto”. Todas as campanhas para economizar recursos naturais ou diminuir o impacto da produção no meio ambiente fazem parte do marketing verde. É importante ressaltar que essa preocupação se inciou pelos anos 90, com a criação do Dia da Terra, e a partir daí foram sempre surgindo meios de unir o útil ao agradável, foram percebendo que, por exemplo, economizar energia (com lâmpadas florescentes) era bom para o ambiente e para o bolso. E com ações de refloretamento, de diminuição de emissão de poluição se conseguia ganhar melhor a simpatia dos clientes para a empresa.

Então, primeira errada e segunda correta.

RESPOSTA LETRA D

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha Captcha Reload