43. (CESGRANRIO – PETROBRAS– ADMINISTRADOR/2010)

Existem algumas estratégias que permitem às empresas alcançar crescimento, inovação e diferenciação dos concorrentes, visando a vantagens competitivas.
Duas empresas de produção de derivados de petróleo, de um mesmo país de origem, decidem, em seu planejamento estratégico, criar em conjunto uma nova empresa, visando
à atuação em mercados internacionais. Essa estratégia é classificada como

(A) fusão.
(B) aquisição.
(C) incorporação.
(D) franchising.
(E) joint venture.

COMENTÁRIO

O mundo extá cada vez menor competitivamente falando, uma empresa iria sempre preferir manter somente o mercado interno, se ele fosse grande e lucrativo o bastante, mão não é. Se 007 já diz que “o mundo não é o bastante” imagine o mercado interno. Toda vez que uma empresa decide internacionalizar a sua marca, torná-la global, existem diversos cuidados a serem tomados e decisões a serem estudadas. Não é algo simplesmente “vou levar meu produto para fora”.

Após decidir que irá globalizar a marca, existem decisões sobre em qual mercado ingressar, a maneira de ingressar, os programas de marketing e sobre a organização do marketing para que tudo seja feito o mais de maneira programada e sem problemas. A questão fala no ponto que o Kotler justamente chama de decisão sobre a maneira de ingressar no mercado, vamos à elas:

– Exportação direta e indireta:
Como o nome já diz, na exportação indireta trabalha com um comprador estabelecido no país de destino que compra a mercadoria e revende no seu país. A empresa que está exportando assume poucos riscos, já que o investimento é bem pequeno para fazer essa operação. Essa maneira é a ideal de se comçear as exportações, pois além do risco, assim a empresa conta com a experiência dos vendedores que conhecem o mercado destinatário dos produtos.
Após isso, a empresa pode criar seu escritório, departamento, filial, representantes ou distribuidores estabelecidos no mercado destinatário e começar uma exportação direta, sem intermediários. O risco é maior, devido a um maior investimento, mas em compensação os lucros também são maximizados.

– Licenciamento:
Mais conhecido como “franchising” ou franqueamento. Todo mundo conhece o que é uma franquia. Uma empresa concede o uso do processo de fabricação, da marca, da patente, dos segredos comerciais entre outros para outras, sejam elas internacionais ou nacionais. As maiores desvantagens são: o controle é bem difícil em cima dos franqueados, o que pode manchar a marca em algum erro; a empresa abre mão de parte dos lucros; ao término do contrato, a empresa pode ter adquirido um concorrente. Algumas empresas se protegem fornecendo alguns ingredientes principais de seu produto.

– Joint-Ventures:
Investidores podem se unir a um investidor local para criar uma “joint-venture” e dividem o controle e a propriedade. Os investimentos não são tão grandes quando instalar uma fábrica no país e, às vezes, uma junção é exigida pelo governo para que uma empresa entre com incentivos fiscais no país. Notem que as duas empresas continuam existindo, elas não se extinguem, mas uma nova é criada dessa parceria visando um novo mercado.

– Investimento direto:
É o mais arriscado e maior dos investimentos internacionais. É a propriedade direta de instalações de fabricação ou montagem no exterior. Muitas vezes o país escolhido não é simplesmente por ter um forte mercado, às vezes é escolhido por um local estratégico logisticamente, algumas vezes por vantagens no custo da mão de obra.

Na questão, se fala em duas empresas juntas para conquistar o mercado internacional. Essa é a “joint-venture”. Para não ficar sem explicação das outras:
a) Fusão é quando duas empresas se juntam em uma terceira, mas as duas primeiras deixam de existir para virar somente uma. Se for uma empresa A e uma B, ficaria: A + B = C(uma nova empresa)

b e c) Aquisição e incorporação é quando uma companhia junta a outra a seu patrimônio. Uma companhia A “compra” a companhia B, mas não deixa de ser A, ficaria algo como A + B = A (a mesma empresa, sendo maior agora). Somente uma das empresas deixa de existir.

RESPOSTA LETRA E

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha Captcha Reload