52. (CESGRANRIO – PETROBRAS– ADMINISTRADOR/2010)

O ambiente de uma organização que atua na indústria petrolífera é dado por todas as condições e influências externas que afetam seu desenvolvimento, sendo relevantes à tomada de  decisão, por exemplo, a construção de uma nova refinaria.
Muitas podem ser as influências externas, EXCETO a

(A) competência, porque a experiência de refinar e distribuir um produto pode servir como base para explorar uma descoberta e conviver com seu sucesso.
(B) tecnologia, porque os avanços tecnológicos trazem mudanças aos processos produtivos, à concepção de novos produtos e ao nível de automação.
(C) ecologia, porque a escolha da localização deve considerar a disponibilidade e o acesso a recursos, assim como impactos em água, ar, trânsito e qualidade de vida.
(D) economia, porque o monitoramento de tendências econômicas evita que a empresa seja pega de surpresa para que seus investimentos alcancem o retorno esperado.
(E) sociedade, porque os desenvolvimentos sociais são importantes devido a mudanças nos padrões de trabalho, na noção de diversidade e igualdade de grupos minoritários e de mulheres.

COMENTÁRIO

As influências externas vem sido tão debatidas nessa últimas questões que para entender melhor basta o nosso visitante conferir os posts passados, elas tem uma boa explicação de cada parte do ambiente externo.

Nessa questão ela te contou toda uma historinha para tentar te pegar e fazer você cair no erro, como quase toda questão de concurso tenta fazer. Mas, dentre as opções, tem apenas uma que não se refere ao ambiente externo e essa é a resposta. Só relembrando, os fatores a serem analisados no ambiente externo são: Economia, política/leis, sociedade, tecnologia, meio-ambiente e ambiente operacional (concorrentes, fornecedores etc.).

Dito isso, temos nas opções a “competência” que na verdade é inerente a cada organização, ou seja, é interno à empresa. Experiências, know-how, habilidades entre outros são visto nos pontos fortes e fracos da empresa, ou seja, na análise do ambiente interno. Ou seja, é a exceção que a questão nos pede.

RESPOSTA LETRA A

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha Captcha Reload