53. (CESGRANRIO – PETROBRAS– ADMINISTRADOR/2010)

A avaliação do alinhamento entre as estratégias empresariais e as ações da área de recursos humanos de uma empresa pode ser realizada por meio de um placar de indicadores. A avaliação de alguns indicadores (ou quocientes de RH) permite realizar algumas análises. Alguns quocientes são apresentados abaixo.

Com base nos dados acima, conclui-se que a empresa K possui

(A) custo médio de treinamento superior, devido à alta rotatividade.
(B) custo médio de contratação superior, pois o serviço é terceirizado.
(C) percentual de lucros distribuído inferior, pois o custo médio é baixo.
(D) proporção elevada de profissionais de RH, pois são mais ineficientes.
(E) preenchimento de vagas mais rápido, pois a distribuição de lucros é elevada.

COMENTÁRIO

Nessa questão não tem outro jeito, é pura comparação da empresa com todo o setor. Nesse tipo de questão, sempre coloque uma coisa bem clara, leia a opção e fique se perguntando “somente com os dados da questão podemos afirmar isso?”. Às vezes um item parece bem correto por tudo que nós estudamos, mas não dá para afirmar pela questão, daí vai tudo por água abaixo. Vamos item a item na questão.

(A) custo médio de treinamento superior, devido à alta rotatividade. – O custo médio de treinamento  é superior realmente, mas não podemos afirmar pelos dados da questão que a rotatividade é alta. A questão não nos dá essa informação, então afirmativa errada.

(B) custo médio de contratação superior, pois o serviço é terceirizado. – Começa errado, pois o custo médio de contratação é inferior. Depois, não teria como afirmar nada quanto à terceirização.

(C) percentual de lucros distribuído inferior, pois o custo médio é baixo – Só pelo começo já tem o erro, também. O percentual é maior.

(D) proporção elevada de profissionais de RH, pois são mais ineficientes. – A proporção é menor, o que torna eles mais eficientes.

(E) preenchimento de vagas mais rápido, pois a distribuição de lucros é elevada. – O preenchimento de vagas é mais rápido é maior a distribuição de lucro, visivelmente pelos dados da questão. Essa é a alternativa verdadeira.

Só não gostei muito desse “pois”. Achei que a questão restringiu demais. Assim temos que levar em consideração que a empresa é do mesmo tamanho médio do setor completo, fato que não é afirmado. Do contrário, você preferia ir para uma média empresa que dê 8% dos lucros ou uma empresa que domina o setor que dê 6%? Achei meio estranho, mas essa, como muitas questões na CESGRANRIO, era a “mais certa”.

RESPOSTA LETRA E

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha Captcha Reload