7 Comentários

  1. Helbert Z

    Bruno, você conhece algum livro que trata do assunto? Tive a capacidade de errar uma questão igual a essa na prova da BR.

    Responder

    1. Olá Helbert,
      No gestão de pessoas do Chiavenato (o Laranja) tem essa matéria. Faz parte do capítulo de relações com os empregados.
      Lembro da questão, era uma boa questão.

      Bruno

      Responder
  2. Thyago7

    Bruno

    Analisando o livro de Chiavenato, fiquei na dúvida entre CONFRONTAÇÃO E COLABORAÇÃO.

    Segundo Chiavenato ” Reuniões de confrontação servem para reunir face a face as partes conflitantes, exteriorizar suas emoções, discutir e identificar as áreas de conflito e localizar soluções do tipo ganhar/ganhar antes mesmo de qualquer solução beligerante”.

    Como vc disse, a questão fala em garantir o envolvimento das partes com a solução identificada conjuntamente, ou seja, onde todos saem ganhando. Muito semelhante ao conceito de CONFRONTAÇÂO.

    Qual a principal diferença entre Confrontação e colaboração?

    Responder
  3. Thyago7

    Oi Bruno,acabei de ler um material do Ponto, em que o professor define um dos estilos de gestão de conflitos como sendo o “Colaboração / Confronto”. Ele diz que esta é a abordagem que o cespe faz, mas para cesgranrio, quando a questão falar em assertividade, deve-se marcar COLABORAÇÃO.

    Responder

    1. Poisé, vou tentar dar o meu entendimento aqui.
      Confrontação e colaboração acho que a grande diferença é a maneira como se é aborada. Acho que o confronto tem mais a ver com você pegar as partes do conflito e sentar. É mais ou menos como se eu estivesse brigando com você e nosso chefe sentasse com a gente e peguntasse: “E âe, qual é o problema?” e daí cada um falaria e as diferenças seriam resolvidas.
      A colaboração é como se na mesma situação, mas ao invés de cada um falar “na cara do outro” os defeitos e o que irrita, o chefe fala para todo mundo, o que deve ser feito e convence a todos que esse é a melhor maneira e nossas diferenças acabam por ser resolvidas pelo trabalho e não por uma acariação. Acabou que passamos a trabalhar juntos por causa do objetivo e esquecemos as diferenças. Foi o que o gerente da questão fez.

      Responder
  4. Vanessa

    Lembrando que Chiavenato afirma em seu livro Gestão de Pessoas: Estilo de colaboração ou de solução de problemas. Mata a questão!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha Captcha Reload