39.(CESGRANRIO – PETROBRAS– ADMINISTRADOR/2012)

Uma empresa enfrentou no mês de fevereiro problemas na gestão de pessoas, mais especificamente de relações com empregados. Foram registradas algumas ocorrências de alcoolismo exagerado, desempenho precário e insubordinação.
Considerando-se uma política disciplinar progressiva, qual medida deve ser tomada em relação a um mesmo empregado que cometa falta grave pela segunda vez?

(A) Demissão da empresa por justa causa.
(B) Suspensão do trabalho, sem remuneração por uma semana.
(C) Segunda advertência escrita, informando que nova falta grave gerará demissão.
(D) Primeira advertência escrita, informando que nova falta grave gerará punição mais severa.
(E) Advertência verbal do seu superior para que não repita nova falha grave semelhante, sob pena de demissão.

COMENTÁRIO

Como o próprio nome já diz, a a política disciplinar progressiva vai por etapas, subindo degrau a degrau a cada infração que o funcionário cometa.

Os degraus são:
1- Advertência verbal
2 -Advertência escrita (algumas empresas usam 2 advertências escritas)
3- Suspensão
3- Demissão

Obviamente, se a falta for GRAVÍSSIMA como assédios (sexual e moral), agressão física, atividades ilegais em geral, ausência em longos períodos sem explicação (lembrando que a empresa tem que “procurar” pelo funcionário), etc. Tudo isso leva a um pulo de degraus direto para uma demissão, mesmo que a empresa utilize a política progressiva.

A questão fala em alcoolismo exagerado e esse fato pegou muito bom candidato que colocou diretamente a expulsão por justa causa. Os parâmetros médicos e de recursos humanos consideram o alcoolismo como uma doença e ninguém pode ser demitido por justa causa por estar doente. A empresa tem obrigação de encaminhar ou aconselhar o funcionário para um tratamento, dá algumas chances e caso o funcionário recuse qualquer ajuda, pode sim ser demitido, mas a historinha que a questão contou não foi essa.

Como o colaborador fez pela segunda vez, segundo a questão, seguindo a política progressiva na primeira ele foi advertido verbalmente, na segunda advertido por escrito pela primeira vez e temos assim nossa resposta.

RESPOSTA LETRA D

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha Captcha Reload