29. (CESGRANRIO – PETROBRAS BIOCOMBUSTÍVEIS – ADMINISTRADOR/2010)

O modelo CAPM (Capital Asset Pricing Model) descreve a relação entre o risco e o retorno esperado em investimentos. O CAPM propõe que o retorno esperado (Ri) seja função da taxa de retorno livre de risco (Rf), do nível de risco sistemático medido pelo coeficiente beta (B) e do prêmio de risco de mercado, calculado com base no retorno de mercado (Rm). Qual o retorno esperado de determinado ativo, expresso em taxa de retorno anual, cujo coeficiente beta é de 1,1, em uma economia na qual os valores de Rf e Rm são, respectivamente, 10% e 20 % ao ano?

(A) 10%
(B) 11%
(C) 20%
(D) 21%
(E) 22%

COMENTÁRIO

Alguns colegas escreveram um pouco assustados com essa questão. Talvez pelo fato de o professor de Finanças na Faculdade não ter dado tanta importância a ela, algumas pessoas tem inclusive a sensação de nunca nem viram essa matéria.

O legal da questão é que ela dá uma pequena explicação do que é esse CAPM.
A dificuldade maior era lembrar da fórmula no meio de tantas outras para saber.

Vamos primeiro a um pequeno aprofundamento do que é esse CAPM.

Como a questão disse, é um modelo de avaliação de risco que leva em conta um coeficiente Beta, obtido através de estudos na precificação dos ativos.
Pelo critério do CAPM, uma linha é traçada a partir do retorno livre de riscos (Rf) e sobe no ângulo Beta. Essa linha é chamda de SML (Security Marketing Line – denominada em português como “remuneração pelo risco de mercado).
Os projetos que estão acima dessa linha, ou na linha, são projetos que remuneram bem de acordo com o risco que eles representam, então são atraentes e passíveis de investimento. Abaixo não são aceitáveis os investimentos. Para ficar mais fácil, o gráfico segue:
(Desculpem-me o scanner quebrou então bati uma foto do gráfico, tudo pelo bem do estudo! Espero que dê para entender. Gráfico foi fotografado do livro do Assaf Neto – Curso de Administração Financeira)



Enfim, o CAPM é isso. Avalia os riscos através dos preços do ativo no mercado e traça uma linha para saber qual investimento é atraente e qual não é aceitável.
Nas palavras de Assaf: “A aplicação do CAPM nas decisões de investimento envolve reconhecer que todo projeto, para ser capaz de agragar valor, deve promete um retorno que remunre, pelo menos, a taxa requerida de mercado para projetos de risco similar. O retorno desejado de um investimento está associado a seu nível de risco, sendo estabelecida para cada projeto sua própria taxa mínima de atratividade.”

A fórmula dele é simples:
Ri = Rf + B(Rm – Rf)

Ri – Retorno esperado
Rf – Retorno livre de risco
B – Coeficiente Beta de Risco
Rm – Retorno de Mercado

Substituindo:
Ri = 10 + 1,1(20 – 10)
Ri = 10 + 1,1(10)
Ri = 10+11 = 21%

RESPOSTA LETRA D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha Captcha Reload