30. (CESGRANRIO – PETROBRAS BIOCOMBUSTÍVEIS – ADMINISTRADOR/2010)

O método de avaliação de projetos de investimento que, em seu processo de cálculo, iguala o valor presente da soma dos valores futuros das entradas de caixa do projeto, capitalizados ao custo de capital da empresa, ao valor presente dos custos do mesmo projeto, é

(A) Taxa Interna de Retorno Modificada.
(B) Taxa Interna de Retorno.
(C) Payback Descontado.
(D) Índice de Rentabilidade.
(E) Valor Presente Líquido.

COMENTÁRIO

Essa questão fala sobre todos os métodos de avaliação de projeto e exigia que o candidato soubesse o que cada um leva em consideração para serem avaliados.

Vamos a eles:
– Payback: Esse método fala de tempo, elva em consideração quanto tempo é gasto para o investimento ser resgatado e prioriza o menor tempo. Existem três maneiras, o simples: leva em consideração o retorno bruto, sem descontos para valores atuais; o médio: desconta a cada período a média das entradas; descontado: traz as entradas para o mesmo tempo do investimento inicial e desconta levando em consideração esse valor.

– Valor Presente Líquido (VPL): Todo administrador cansou dele na faculdade. Ele compara o retorno do seu investimento com uma taxa de atratividade em investimentos certos. Essa comparação é feita em valores absolutos e é escolhido o investimento com maior VPL.

– Taxa Interna de Retorno (TIR): É a taxa que iguala o VPL a zero. É a taxa percentual que está retornando do seu investimento, a “taxa de atratividade” daquele investimento. Para ser escolhido, o que tiver maior TIR é melhor.

– Taxa Interna de Retono Modificada (TIRM): Foi uma “resposta” a TIR. A medida que os pesquisadores da área financeira estudavam a TIR, encontravam um grande problema nela. O reinvestimento. Quando se faz análise pela TIR, se considera que qualquer movimentação entre esse dinheiro vai ser corrigido por ela. O que não é verdade. Se eu pegar o primeiro fluxo e reinvestir, normalmente será a taxas mais baixas do que a TIR. Então o que eles julgaram mais correto: capitalizar todos os valores do fluxo de entrada para a última data pela taxa de atratividade; todos os fluxos de saída para serem descontados para a data zero pela mesma taxa. Feito isso, chamaram o fluxos de caixa negativos descontados de Capital, os fluxos positivos capitalizados de Montante e acham a taxa através da fórmula do juros compostos. Essa taxa será abaixo da TIR comum, porém será muito mais real e prática do que a TIR. Assim como a TIR, a TIRM maior é escolhida.

– Indíce de Lucratividade: Me diz quanto retorna em lucro para cada real investido. É um simples quociente entre o VPL e o Investimento Inicial. Quanto maior o índice, melhor.

A questão pede: “O método de avaliação de projetos de investimento que, em seu processo de cálculo, iguala o valor presente da soma dos valores futuros das entradas de caixa do projeto, capitalizados ao custo de capital da empresa, ao valor presente dos custos do mesmo projeto, é”

Acredito eu que a questão tenha uma coisa errada, não sei se alguém entrou com recurso na época. Mas assim, pela explicação ela está falando da TIR, mas acho que o elaborador se enganou no “valor presente das entradas”. A TIRM leva em consideração o valor futuro das entradas, tanto que no decorrer da questão ele fala em “capitalizados ao custo de capital”, não se capitaliza para trazer valores futuros para trás, se desconta. Acredito que tenha tido um leve engano, mas a resposta da questão é TIRM.

RESPOSTA LETRA A

Bem galera, essa é a única questão de hoje. Como sei que muitos estão estudando para a TRANSPETRO, farei o seguinte. Para ninguém deixar de dormir por dúvidas, comentarei as duas questões dessa prova mais votadas pelo facebook. Curta a gente e vote na questão que deseja ver comentada antews da prova de domingo.

http://www.facebook.com/admcomentada

 

1 comentário

  1. Mayko Custódio Teixeira

    Achei esse questão uma safadeza.
    A unica referência a essa taxa no tijolão do Gitman é uma notinha de rodapé em letras minúsculas.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha Captcha Reload