40. (CESGRANRIO – PETROBRAS BIOCOMBUSTÍVEIS – ADMINISTRADOR/2010)

O gráfico abaixo mostra o padrão de preferência de consumidores do mercado de uma determinada região com relação ao desempenho e à economia oferecidos pelo combustível.Com base no gráfico, classificam-se as preferências dos consumidores de combustível dessa região como

(A) difusas.
(B) homogêneas.
(C) conglomeradas.
(D) lideradas.
(E) inconclusivas.

– Embasamento Teórico:
Administração de Marketing (A bíblia do Marketing) – Kotler e Keller

Um segmento de mercado consiste em um grande grupo de consumidores que possuem as mesmas preferências. Entre os compradores de automóveis, por exemplo, tem os que preferem carros econômicos e abrem mão do luxo por isso, já tem os que desejam alto luxo ou segurança e até mesmo desempenho, sem se importar com a economia.
O segmento não é criado pelo marketing da organização, cabe a ela apenas identificar e decidir em qual segmento focar suas ações e seus produtos. Focar em segmentos oferece benefícios importantes em relação ao marketing em massa. É mais simples de planejar, definir planos e melhor satisfazer o mercado-alvo com produtos e serviços específicos.
Mesmo assim, o segmento tem um pouco de ficção, pois nem todos querem exatamente a mesma coisam por isso surge a oferta ao mercado flexível que consiste em: uma solução básica (produtos e serviços valorizados por todos os segmentos) e opcionais (produtos e serviços valorizados por alguns membros). Isso já é uma realidade nos carros e algumas linhas aeréas, que oferecem pacotes econômicos com alimentação, mas cobram a bebida alcoolica “por fora”.
“Os segmentos podem ser identificados de diversas maneiras. Uma delas é a partir de segmento por preferência. Suponha que perguntassem aos compradores de sorvte o valor que eles atribuem à doçura e à cremosidade do produto. Três modelos diferentes podem surgir.

– Preferências Homogêneas: A figura 8.1(a) mostra em que todos os consumidores têm praticamente a mesma preferência. O mercado não mostra nenhum sgmento natural. Podemos predizer que as marcas existentes sejam similares e tenham todas um nível médio de doçura e cremosidade.
– Preferências difusas: no outro extremo, a preferência difusa dos consumidores pode ser dispersa por todo o espaço como mostrado na figura 8.1 (b) (…)
– Preferências conglomeradas: o mercado pode revelar um banco de preferências distintas chamadas de segmentação de mercados naturais, como mostra a figura 8.1(c).”

(Foto do Livro citado do Kotler, desculpem-me, mas meu scanner não tem mais jeito e não tenho como comprar outro)

O gráfico dado na questão é exatamente igual ao gráfico de preferências difusas. Acredito que o item D e E foram somente para confundir a cabeça do candidato, já que esse tipo não tem nos livros de marketing, pelo menos não nos que eu vi até agora.

RESPOSTA LETRA A

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