43. (CESGRANRIO – PETROBRAS BIOCOMBUSTÍVEIS – ADMINISTRADOR/2010)

O processo de pesquisa de marketing envolve quatro etapas interdependentes, que se iniciam com o desenvolvimento do plano de pesquisa.

PORQUE

Gerentes de marketing utilizam estudos formais de marketing sobre problemas e oportunidades específicos.

A esse respeito, conclui-se que
(A) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
(B) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
(C) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
(D) a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
(E) as duas afirmações são falsas.

– EMBASAMENTO TEÓRICO:
Administração de Marketing (A bíblia do Marketing) – Kotler e Keller

A pesquisa de Mercado, ou pesquisa de marketing, tem o propósito de obter informações sobre um problema, gerando suas soluções, ou obter informações sobre uma oporunidade específica. Pode ser realizada por um órgão da própria empresa ou encomendada por empresa especializada. Uma ou  outra contará com 6 etapas ordenadas, são elas:

1 – Definição do problema, alternativas de decisão e dos objetivos da pesquisa:
Os objetivos da pesquisa tem que ser claros. Não precisam ser tão específicos, para que no meio da pesquisa exista uma margem para obter dados que possam agregar algum valor no final. E não tão abrangentes de forma que não se saiba onde focar. As decisões devem abranger perguntas como: O que oferecer? Por quanto: Onde? Para quem? Qual o retorno?

2 – Desenvolvimento do plano de pesquisa:
Nessa etapa é que se verifica se a pesquisa valerá a pena, financeiramente falando.
Se fará uma decisões sobre:
– Base de dados: Primário, se os dados não existem e ainda serão coletados; secundários, quando os dados já existem e apenas serão consultados.
– Método da coleta, a abordagem da pesquisa: Observação em campo; levantamento; análise de dados comportamentais; pesquisa experimental (testar na prática).
– Instrumentos de pesquisa: Qustionários; pesquisa qualitativa (pesquisas não rígidas, menos estruturadas, mais flexíveis e abertas); instrumentos mecânicos.
– Plano de amostragem: Quem será pesquisado (plano de amostragem); quantas pessoas devem ser entrevistadas (tamanho da amostragem); como devem ser selecionados os entrevistados (procedimento de amostragem).
– Definição do método de contato: Correios, telefone, internet, entrevista pessoal.

3 – Coleta de informações:
Colocar o que foi decidido no plano em prática, é a etapa mais sujeita a erros e mais cara.

4 – Análise das informações:
Tabulação de dados e outras técnicas da estatística para transformar os dados em informações relevantes.

5 – Apresentação dos resultados.

6 – Tomada de decisão.

 

Indo para a questão:
O processo de pesquisa de marketing envolve quatro etapas interdependentes, que se iniciam com o desenvolvimento do plano de pesquisa. – Vimos que o primeiro passo é a definição do problema, alternativa falsa.

Gerentes de marketing utilizam estudos formais de marketing sobre problemas e oportunidades específicos. – Está escrito isso de forma literal no livro do Kotler. Certíssima.

 

RESPOSTA LETRA D

2 Comentários

  1. julio

    Legal, me adicione no facebook julio juncioni, para estudarmos juntos, tenho um grupo de concursos, mas preciso de administradores para estudar.

    Responder

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