44. (CESGRANRIO – PETROBRAS BIOCOMBUSTÍVEIS – ADMINISTRADOR/2010)

Em função da crise financeira mundial, o conselho diretor de um conglomerado industrial decidiu pelo desinvestimento em uma unidade estratégica de negócios cuja participação relativa de mercado é baixa, apesar da taxa de crescimento do mercado ser alta.
Segundo a matriz BCG, eles classificaram a unidade como um(a)

(A) abacaxi.
(B) cão.
(C) ponto de interrogação.
(D) estrela.
(E) vaca leiteira.

-EMBASAMENTO TEÓRICO
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro – Felipe Sobral e Alketa Peci

A matriz BCG é um modelo de abordagem de portfólio que foi desenvolvida pelo Boston Consulting Group sendo seu principal objetivo ajudar a administrção da carteira de produtos. Ela se concentra em duas dimensões:

– Participação relativa no mercado: “representa a posição competitiva de cada negócio e sua capacidade para liberar meios financeiros. Quanto maior a participação de mercado, maior será a capacidade de liberação de meios financeiros, dadas as maiores economias de experiência e de escala.”

– Taxa de crescimento do mercado: “está relacionada com a atratividade da indústria como um todo e com a necessidade de investimentos na unidade de negócio para acompanhar o crescimento do mercado. Quanto mais alta for a taxa de crescimento da indústria, maiores será os investimentos necessários.”

A combinação das duas dimensões forma o seguinte gráfico:

– Vaca leiteira: Geradores de elevados fluxos financeiros, uma vez que o crescimento lento do mercado não requer grandes investimentos.
– Estrela: Necessita, por sua vez, de elevados investimentos, por se encontrar em um mercado de elevada expansão. Gera fluxos financeiros baixos ou negativos devido a esses altos investimentos, necessários para que a empresa mantenha seu produto bem até o mercado parar de crescer tanto, fazendo que o produto se torne vaca leiteira e, aí sim, gerando bons fluxos.
– Ponto de interrogação: É um negócio arriscado que tanto pode se tornar uma estrela quato fracassar. Estão em uma posição competitiva ruim e por isso necessitam de altos investimento, gerando fluxos financeiros ruins. Esse tipo de produto o mercado tem que ser bem estudado, pois a empresa tem que investir pesado para tornar o produto estrela ou abandonar de vez o projeto.
– Cachorro ou abacaxi: Geram fluxos financeiros modestos e equilibrados, por precisarem de poquíssimos investimentos. Seu futuro é ser vendido para outra empresa ou liquidados de vez.

– NA QUESTÃO

Ele diz participação baixa e taxa de crescimento alta. Produto interrogação.

RESPOSTA LETRA C

4 Comentários

  1. Lara

    Excelente o serviço prestado por este site. Eu particularmente, como trabalho muito, não tenho tempo de estudar como eu gostaria e é vital que eu tenha pleno conhecimento dos tópicos tratados em provas anteriores, pois me indicam a tendência da banca e do órgão.

    Responder

    1. Obrigado Lara,

      Essa é a ideia do blog. Compartilhar questões para quem estuda somente por elas, já que era dificil encontrar algumas questões an internet e tirar as duvidas das questões. Fico feliz que estou conseguindo atingir esse objetivo. Estou preparando algumas novidades. Ainda não sei direito quando entrarão no ar, mas ficará bem legal o blog.

      Sucesso nos estudos, às vezes quem estuda menos tempo, estuda com mais atenção e dedicação, acaba sendo melhor do que quem tem muito tempo para estudar. Qualquer dúvida não deixe de nos perguntar, tentaremos ao máximo responder.

      Obrigado,
      Bruno

      Responder
      1. Fabio

        Bruno, conheci o site há pouco e estou muito satisfeito! Você está de parabéns!

        Responder
  2. sergiojr

    Só para complementar, o ponto de interrogação ou oportunidades, também pode ser chamado de criança problema.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha Captcha Reload