59.(CESGRANRIO – PETROBRAS– ADMINISTRADOR/2012)

Numa segunda-feira do início do mês, o gerente da empresa Comida Esnobe recebeu uma denúncia, através da mídia nacional, de que seus hambúrgueres, vindos de um determinado fornecedor, eram feitos com adição de hidróxido de amônio, produto perigoso para a saúde das crianças. Uma nutricionista comentou também, em rede nacional, que os  hambúrgueres vendidos estavam sendo feitos com carne mais barata, cujo sabor estava sendo modificado com amônio, questionando a empresa Comida Esnobe: “Por que um ser humano sensato compraria o hambúrguer para suas crianças?”
O gerente da empresa desconhecia a existência do componente na receita.
Com relação a esse episódio, identifica-se a

(A) necessidade de aumento da acurácia nos estoques do fornecedor
(B) falta de controle do leaseback
(C) inadequação da refrigeração no centro de distribuição
(D) redução no custo de oportunidade dos estoques reguladores
(E) falha no supply chain management

COMENTÁRIO
(Comentada por Jefferson Bregalda)

O que houve na situação hipotética da questão foi uma evidente falta de comunicação entre fornecedor e cliente que não sabia da existência do componente em seu próprio produto ao ser perguntado; vamos às alternativas:

(A) Necessidade de aumento de acurácia nos estoques do fornecedor – sabemos que em uma empresa que trabalha com armazenagem de produtos, em geral, há o controle de estoques por sistemas de informação. A acurácia nos estoques é verificada quando os estoques que estão registrados no sistema traduzem a real situação do estoque físico armazenado. Portanto, um aumento da acurácia nos estoques do fornecedor resultaria apenas numa maior confiabilidade das mercadorias registradas com as físicas estocadas o que não resolve nossa questão.

(B) Falta do controle do leaseback – Leaseback é uma espécie de arrendamento mercantil onde uma empresa, proprietária de um imóvel que utiliza como fábrica ou sede, o vende para uma instituição financeira ou um fundo de pensão ou uma empresa de arrendamento mercantil que passa a alugar o imóvel adquirido a mesma empresa que o vendeu. É uma maneira das empresas que detém elevados investimentos em imóveis conseguirem aumentar seu capital de giro. Podemos observar que o aumento do controle deste tipo de operação ou estratégia também não condiz com o problema da questão.

(C) inadequação da refrigeração no centro de distribuição – essa alternativa não possui nenhum vínculo com a questão já que não foi mencionado nenhuma condição de uma possível refrigeração para que o problema da composição da carne fosse resolvido ou que fosse essa deficiência do fornecedor para a geração do problema, portanto errada. 

(D) redução no custo de oportunidade dos estoques reguladores – os custos de manter estoque correspondem a todos os custos necessários para manter certa quantidade de mercadorias por determinado período de tempo. Dentre os tipos de custos inclusos nos custos de armazenagem podem estar o custo de seguro, deterioração, obsolescência e o custo de oportunidade. O custo de oportunidade significa o custo da alternativa de investimento não escolhida, isto é, a partir da definição da alternativa de investimento tem-se o custo de oportunidade das alternativas deixadas de lado. Todo os proventos que poderiam ser adquiridos por cada alternativa renunciada de investimento são calculados como custo de oportunidade.
Estoques reguladores são normalmente utilizados em empresas com várias unidades/filiais, onde uma das unidades tem um estoque maior para suprir possíveis faltas em outras unidades.
Assim, a diminuição do custo de oportunidade dos estoques reguladores seria a desvalorização de um possível investimento na utilização de estoques reguladores de uma empresa, mas isto não foi tratado na questão que não mencionou relacionamento de distribuição de estoque entre unidades filiais do cliente e fornecedor, portanto alternativa errada.

(E) falha no supply chain management – Sabemos que a Gestão da Cadeia de Suprimentos, ou Supply Chain Management, é a estratégia de integração entre players  do mercado que firmam parcerias entre si a fim de obter vantagem competitiva. Para isto,  é essencial o constante aperfeiçoamento do fluxo de materiais e troca de informações que vão sendo aprimorados à medida que experiências, recursos ou até tecnologias vão sendo compartilhadas, sendo assim a comunicação um fator chave para a manutenção e gestão da cadeia logística. Verificamos aqui nossa alternativa correta.

RESPOSTA LETRA E

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