58.(CESGRANRIO – TRANSPETRO – ADMINISTRADOR/2012)

Nas organizações de aprendizagem, os padrões de raciocínio se expandem com as pessoas aprendendo continu-
amente a aprender em grupo.
Com relação ao tipo de aprendizagem transformacional, tem-se que ela

(A) está focada nas estratégias da organização, no seu desenvolvimento, na sua implementação e nas prováveis melhorias.
(B) orienta para o desempenho e a valorização de tarefas específicas.
(C) orienta para a eficiência na prática da função, mostrando também como se faz para promover o aprendizado e o crescimento da equipe.
(D) orienta  para  as  formas  de  se  realizarem  mudanças significativas na organização.
(E) trata dos fundamentos de uma organização, dos seus valores, atos e de suas convicções.

COMENTÁRIO

A gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional tem tomado cada vez mais importância no mundo da administração (e mais questões nos concursos também.

Aquisição de conhecimentos, habilidades, maneiras de fazer, valores e crenças que possam manter a organização, fazendo também com que ela cresça e se desenvolva. Mas também não está relaciona apenas à novos conhecimentos, mas também na passagem desse conhecimento, para que ele circule por toda a organização, mas também a criação de conhecimento, através de lições aprendidas e processos de avaliação das atitudes tomadas.

Existem vários maneiras de uma organização aprender, através de congressos, benchmarkings, especializações e etc, mas, logicamente, esse conhecimento deve ser disseminado dentro da empresa.

O que a questão nos pede é que nós saibamos os tipos de aprendizagem, mas especificamente o tipo transformacional, então vamos:

Aprendizagem de tarefas:  Foco no desempenho e na realização de tarefas específicas da empresa.. •
– Aprendizagem sistêmica: Olha o todo, toda a organização, seus processos e como se pode melhorar. •
– • Aprendizagem de liderança: Voltado totalmente à formação de líderes.
– Aprendizagem cultural: É aprender a “alma da empresa”. Só uma coisa que soube uma vez e cabe bem aqui. Os Correios, por exemplo, não importa o cargo que você passe no concurso, você é convidado a passar um dia acompanhando um carteiro, para sentir o que é de fato a empresa. Assim como a Petrobras também tem programa de visitas às áreas.
– Aprendizagem estratégica: Como se dá o desenvolvimento das estratégias da empresa, bem como a implementação e o possíveis melhorias.•
– Aprendizagem empreendedora: Trata do empreendedorismo e a gestão de equipes, como se estas fossem microempresas. •
– Aprendizagem reflexiva: Visa questionar o modelo atual da organização. •
Aprendizagem transformacional: Orienta para as formas de se realizar mudanças dentro da organização que surtam efeitos significativos.
– Aprendizagem de equipe: Orienta para a eficiência na prática da função, mostrando também como se faz para promover o aprendizado e o crescimento da equipe. •

RESPOSTA LETRA D

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha Captcha Reload