64.(CESGRANRIO – TRANSPETRO – ADMINISTRADOR/2012)

A avaliação de desempenho de pessoas que trabalham em organizações deve utilizar critérios de equidade e de justiça.

A técnica de incidentes críticos permite identificar desempenhos positivos e negativos. É considerado aspecto não desejável pela técnica a(o)

(A) facilidade de trabalhar em equipe
(B) facilidade de argumentação
(C) apresentação de ideias inovadoras
(D) foco exclusivo na tarefa em execução
(E) espírito altamente empreendedor

COMENTÁRIO

De vez em quando falo aqui no site de questões que dá para se resolver no instinto, no faro de administrador, no bom senso mesmo.

Olhe para todas as opções, facilmente você que tem alguma que destoa um bocado.

Eu fico meio ressabiado, meio com medo de falar isso e desestimular alguém que tenha errado. E peço desculpas por isso, mas não desanima. às vezes é nervosismo na hora, na pressão, uma pequena falta de atenção na leitura. Eu, por exemplo, em uma prova discursiva quando fazia engenharia, cheguei no fim da questão e sobrou um 1 x 1 = 2. Acontece! ¯\_(ツ)_/¯

Mas para minimizar esses acontecimentos, vamos para a teoria.

Essa palavra “Incidente” no contexto, vem no sentido de comportamento, de qualquer atitude humana que tenha um fim nela mesmo ao ponto de ser observada. É diferente dos incidentes na segurança do trabalho, caso alguma vez você já tenha estudado essa matéria. A criticidade se dá quanto ao efeito do ato, do comportamento, o propósito do incidente e suas consequências sejam claras e definidas suficientemente para não deixar dúvidas de seus resultados.

O método consiste, basicamente, em observar os comportamentos dos membros de certa equipe, ou grupo para identificar características desejáveis para qualquer diagnóstico. Se pontua quais são os comportamentos críticos e se observa as pessoas de acordo com aqueles critérios.

Essa técnica não olha para o cotidiano, para situações normais, e sim para situações extraordinárias, bsuca-se a exceção entre a equipe. Tendo essa afirmação em mente e olhado para as questões com o foco em avaliação de desempenho, a única qualidade negativa nas opções é o foco apenas na execução, o que passa a ideia de um indivíduo que não pensa e que está apenas mecanicamente fazendo seu trabalho. O que, de fato, não é um qualidade desejável.

RESPOSTA LETRA D

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha Captcha Reload