65.(CESGRANRIO – TRANSPETRO – ADMINISTRADOR/2012)

Liderança é uma relação interpessoal e social que obedece a uma dinâmica complexa. Uma gestão eficaz e eficiente das pessoas de uma equipe no atendimento dos objetivos propostos pela organização faz parte dos atributos de um líder.

Com relação à liderança autocrática, o líder

(A) toma decisões sem levar em consideração a opinião da equipe.
(B) toma a decisão, mas escuta os subordinados.
(C) toma a decisão se houver consenso na equipe.
(D) envolve algumas pessoas da equipe para tomar sua decisão.
(E) repassa a decisão aos liderados.

COMENTÁRIO

Questãozinha decoreba pura, o que é um saco para esse tipo de concurso, mas a querida CESGRANRIO adora. Se tiver um capítulo sobre no Chiavenato então, é certo que estará na prova. Mas, vamos deixar de leriado (papo furado em Cearês) e vamos nessa…

Existem alguns tipos de liderança e todo dia surge um novo, afinal estudamos ciências administrativas. As pessoas pegam as teorias clássicas e conhecidas, mudam uma palavrinha e acham que criaram uma nova… e publicam e lascam todo mundo. Mas podem notar, todas as outras serão variações dessas três que colocarei agora, que já havia colocado em questões anteriores, mas não custa nada repetir.

1 – Autocrático: O líder centraliza autoridade, a decisão é sempre dele e a opinião dos subordinados é irrelevante. Ele define os métodos de trabalho e age extremamente dominante, sempre usando o poder da posição. Famoso chefão… manda quem pode, obedece quem tem juízo, sabe? É esse tipo de “líder” aqui.

2 – Democrático: Encoraja a participação de todos, delega autoridade, debate regras e diretrizes e é mais voltado para orientação e explicações. Usa o poder pessoal. Mas lembrem-se, ele pede opinião, mas a decisão é dele. Ele ouve o grupo, mas pode ou não aceitar o que eles dizem. Diferente do autocrático que nem ouve.

3 – Liberal ou laissez-faire: Deixa tudo na mão do grupo. Todas as decisões são tomadas pelos indivíduos do grupo sem que o líder tenha nenhum controle. É um líder completamente omisso.

Dito tudo isso, a opção que se encaixa com o líder autocrático é a primeira de todas. Só para completar, a (B), (C) e (D) estão referindo-se aos democráticos e aos subgrupos que alguns autores colocam em seus livre e a (E) ao líder liberal.

RESPOSTA LETRA A

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha Captcha Reload