67.(CESGRANRIO – TRANSPETRO – ADMINISTRADOR/2012)

A disciplina progressiva é a forma mais utilizada de procedimento disciplinar, aplicado pelo gerente, que dá ao colaborador a oportunidade para corrigir seu comportamento. As infrações podem ser catalogadas em duas categorias: leves e graves.

É considerada falta grave a

(A) falta de atenção ao trabalho
(B) falta ao trabalho
(C) desonestidade
(D) agressão verbal
(E) incompetência

COMENTÁRIO

Quando li essa questão tive a impressão que ela teria duas respostas e, pelo menos pra mim, se levarmos na prática tem. Mas como concurso cobra teoria, vamos a ela.

Primeiro quesito de um programa de disciplina de uma empresa é que ele deve ser amplamente divulgado, para que todos da empresa conheçam e saibam as regras de condutas.

A disciplina progressiva, como o próprio enunciado da questão fala, dá ao empregado a oportunidade de corrigir o comportamento. Com isso, de acordo com o comportamento contra as regras que o empregado cometa, ele deve ter punições gradativas até chegar à maior punição, que seria a perda do emprego.

Os degraus seriam: Primeiro o empregado recebe uma advertência verbal. Continuando a violar as regras essa advertência seria por escrito, dando outra oportunidade para correção do comportamento. Continuando o comportamento inadequado, a próxima punição seria uma suspensão. É importante dizer que a suspensão é descontada do salário do empregado. E o quarto degrau é justamente a demissão desse empregado. Seria a penalidade máxima.

As violações às regras podem ser consideradas leves ou graves, segundo o Chiavenato.

Leves:

– Atrasos
– Falta ao trabalho
– Fumar em locais proibidos
– Incompetência
– Violação de regras de segurança
– Dormir no trabalho
– Violação no código de vestuário
– Falta de atenção ao trabalho
– Agressão verbal

Graves:

– Uso de drogas no trabalho
Desonestidade (olha que legal!)
– Furto ou roubo
– Desrespeito ao supervisor
– Sabotagem das operações da empresa
– Alcoolismo exagerado
– Insubordinação
– Agressão física

Como eu disse no começo, na prática, em empresas que já trabalhei, qualquer tipo de agressão seria uma falta grave, seja ela física, verbal ou psicológica (algum tipo de assédio moral). Eu marquei desonestidade quando fiz essa prova treinando por achar “mais grave” que a agressão verbal, mas não lembrava dessa parte do livro. Fui ler depois de tentar e vi que, mais uma vez, a Cesgranrio colocou uma questão puramente decoreba.

RESPOSTA LETRA C 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha Captcha Reload