68.(CESGRANRIO – TRANSPETRO – ADMINISTRADOR/2012)

A teoria dos dois fatores de Herzberg apresenta duas abordagens para a motivação: a dos fatores motivacionais, que se baseia em necessidades subjetivas de caráter intrínseco, e a dos fatores higiênicos de caráter extrínseco.

Um profissional que procure por estímulos intrínsecos terá redução na satisfação em função de

(A) condições do ambiente de trabalho climaticamente adequadas.
(B) condições do ambiente de trabalho inadequadas.
(C) incremento de responsabilidade.
(D) sensação de não estar realizando-se.
(E) salário abaixo do ofertado no mercado.

COMENTÁRIO

O próprio enunciado nos dá uma boa pista e uma boa anulada em vários itens, ficando bem fácil. Mas vamos ao que Herzberg fala.

Como a questão fala, o Herzberg dividiu nossa motivação em dois fatores:

  • Motivacionais (Intrínsecos): Esse te fazem satisfeito, cada indivíduo tem o seu. Refere-se ao conteúdo do seu cargo, a você fazer o que gosta, o que te desafia, o que te motiva mesmo. Tipo propaganda de tênis de corrida, saca? O que faz você se levantar cedo, sair da cama e correr é a motivação por se superar. Cada um tem sua motivação, por isso intrínseco. Tem a ver com reconhecimento, com satisfação pessoal.
  • Higiênicos (Extrínsecos): Esses, se não existirem, te desmotivam. É o que a empresa te oferece para você fazer seu trabalho. Salários, condições de trabalho, horários, regulamento e tudo isso são extrínsecos, não tem a ver com você pessoalmente, mas com o que é oferecido para você como infra-estrutura para trabalho.

Dito isso, vamos à questão.

Ela quer algo nas opções que deixe o intrinsecamente reduzido motivacionalmente (não sei se essa frase tá correta, mas ficou bonita). Então, olhando pelas opções, você já pode as opções A, B e E, já que essas são extrínsecas, todas promovidas pela empresa.

E vi uma galerinha que errou aqui por ter lido a questão rápido e esqueceu da palavra redução, marcando a letra C. Como ele quer algo que reduza a motivação, é não se sentir satisfeito, não se sentir bem com você mesmo, não sentir que estar se realizando.

RESPOSTA LETRA D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha Captcha Reload