Liquigas 2015 – Questão 26

Uma organização decidiu desenvolver um projeto de trabalho para cada indivíduo. Tal projeto combina uma série de tarefas em um trabalho novo e mais amplo para oferecer aos funcionários variedade de oportunidades e desafios.

Essa prática é denominada

(A) ação afirmativa
(B) ampliação do cargo
(C) avaliação de desempenho
(D) apreensão da comunicação
(E) análise do campo de forças

COMENTÁRIO

De cara, apreensão da comunicação não é, né?
Não faço a menor ideia de como eles queriam te confundir com essa letra D.

A questão fala sobre a eterna luta das empresas de tentar manter o seu pessoal motivado.

Eu não sei bem se na questão essas ações afirmativas estão nesse sentido, porém ações afirmativas referem-se mais às políticas de inclusão de grupos discriminados e vitimizados pela exclusão sócio-ecônomica no passado ou no presente. Apesar de ser uma maneira de motivar, pelo orgulho de trabalhar na empresa com políticas do tipo, não é essa motivação que vem ao caso na questão.

A avaliação de desempenho é o feedback, que tem diversas formas de ser dada para os empregados, já falei nessa questão aqui, é bastante motivadora, porém não tem nada a ver com a questão em si. Sem uma avaliação de desempenho bem feita e focada, claramente os empregados ficarão sem saber ao certo se estão fazendo bem o trabalho, o que acaba por ao desestímulo de trabalho.

A questão fala de empoderamento do empregado, de ampliar suas funções, fazer com que novos desafios ele se sinta bem mais motivado. Empoderamento é ampliar o cargo, ampliar as funções, as metas, os desafios, a descrição desse cargo. E é justo disso que a questão fala. Sendo assim,

RESPOSTA LETRA B

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha Captcha Reload