27. (CESGRANRIO – TRANSPETRO – ADMINISTRADOR/2006)

No que se refere ao recrutamento e seleção numa Organização, analise as afirmações abaixo.

I – A fase de recrutamento se encerra com a formalização da solicitação de emprego.
II – Agências de empregos e instituições educacionais são canais de recrutamento.
III – Na etapa de recrutamento a Organização realiza, entre outras, a avaliação médica.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):
(A) I, apenas.
(B) II, apenas.
(C) III, apenas.
(D) I e II, apenas.
(E) II e III, apenas.

COMENTÁRIO

Recrutamento e seleção são assuntos tão importantes que cada um tem seu próprio capítulo no livro Gestão de Pessoas do Chiavenato e, pelo menos na minha faculdade, dedicamos metade de uma cadeira de RH só para esses assuntos. Apesar de não ser unanimidade entre os que estudam administração, o Chiavenato é queridinho da CESGRANRIO.

Vou tentar resumir.

Vamos ao recrutamento:

Nas palavras do Chiavenato: “O recrutamento corresponde ao processo pelo qual a organização atrai candidatos no MRH (Mercado de Recursos Humanos) para abastacer seu processo seletivo. Na verdade, o recrutamento funciona como um processo de comuncação: a organização divulga e oferece oportunidades de trabalho ao MRH. O recrutamento – tal como ocorre com o processo de comunicaçã0 – é um processo de 2 mãos: ele comunica e divulga oportunidades de emprego, ao mesmo tempo em que atrai os candidatos para o processo seletivo. Se o recrutamento apenas comunica e divulga, ele não atinge seus objetivos básicos. O fundamental é que traga candidatos para serem selecionados.”

Ainda segundo o autor, as principais técnicas de recurtamento (externo) são:

1 – Anúncios em jornais e revistas;
2 – Agências de recrutamento;
3- Contatos com escolas, universidades e agremiações;
4 – Cartazes ou anúncios em locais visíveis;
5 – Apresentação de candidatos por indicação de funcionários;
6 – Consulta aos arquivos de candidatos;
7 – Recrutamento virtual
8 – Banco de dados de candidatos ou banco de talentos.

O curriculum vitae é a forma do candidato se mostrar interessado pela vaga. A partir do momento que o currículo chega na empresa, o recrutamento cumpriu seu objetivo e passamos para a seleção de candidatos.

Essa seleção “funciona como uma espécie de filtro que permite que apenas algumas pessoas possam ingressar na organização: aquelas que apresentam características desejadas pela organização. (…) Em termos mais amplos, a seleção busca, dentre os vários candidatos recrutados, aqueles que são mais adequados aos cargos existentes na organização ou às competências necessárias.”

A seleção é um processo de decisão, de escolha normalmente tomado através da comparação entre candidatos recrutados. Na seleção serão identificadas características pessoais, profissionais e de vida pregressa do candidato. Existem várias técnicas (entrevista, prova, concurso, testes) mas detalharemos em outra oportunidade.

Agora analisando as afirmativas.

I – A fase de recrutamento se encerra com a formalização da solicitação de emprego. – Correta. Após a entrega do currículo inicia-se a seleção.

II – Agências de empregos e instituições educacionais são canais de recrutamento. – Correta. Chiavenato cita isso como um meio de recrutamento externo.

III – Na etapa de recrutamento a Organização realiza, entre outras, a avaliação médica. – Avaliação médica já é uma forma de seleção, não de recrutamento.

 

RESPOSTA LETRA D

5 Comentários

  1. Lucas frota

    Acerca da afirmação III, Bruno, é importante ressaltar que a avaliação médica, devido ao seu procedimento individualizado, por vezes complexo, e que exige a presença de um profissional devidamente habilitado, é muito cara. Consequentemente seria extremamente dispendioso para a empresa realizar avaliações médicas de um número amplo de candidatos, razão pela qual essa fase da seleção é uma das últimas e geralmente ocorre antes da contratação, quando o número de candidatos é reduzido.

    Responder
  2. Thiago

    Imaginei que esta formalização era do setor da empresa que solicitava a vaga,por isso que marquei a I como errada.

    Responder

    1. É.. acho que entendi seu ponto de vista. Mas só pensei desse jeito agora que você falou, mas se fosse realmente a palavra seria vaga e não emprego.

      Responder
  3. Túlio Faria

    Só corrigindo um error de digitação a palavra “cadeira” está digita “caadeira”

    Responder
    1. Guru do Amor

      Só corrigindo um erro de digitação a palavra “erro” está escrita “error” e a palavra digitada está escrita “digita”

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha Captcha Reload