54. (CESGRANRIO – TRANSPETRO – ADMINISTRADOR/2011)

Os executivos de uma rede de agências de turismo “X” ao utilizarem a análise SWOT no processo de planejamento estratégico se equivocaram ao considerar que os ataques terroristas ocorridos no exterior, naquele ano, representariam uma ameaça ao negócio.

 PORQUE

 Os clientes da rede de agências de turismo “X”, no ano em que ocorreram os ataques terroristas, passaram a optar por pacotes turísticos nacionais, em detrimento dos internacionais, gerando um crescimento de 50% nas operações e 30% na margem de lucro, dados os custos inferiores nas operações nacionais.

Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que

(A) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
(B) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
(C) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
(D) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
(E) as duas afirmações são falsas.

COMENTÁRIO
(Por Pâmella Arruda)

Antes de analisar as afirmações vamos relembrar análise swot que é citada na primeira afirmação:

A análise SWOT verifica os ambientes internos e externos da empresa em busca de usar suas forças para aproveitar as oportunidades ou mitigar as ameaças e corrigir as fraquezas que podem prejudicar a empresa. O termo SWOT vem do inglês (strengths, weaknesses, opportunities, threats) e pode ser chamado de FOFA em português (forças, oportunidades, fraquezas, ameaças). A matriz a seguir resume bem a estratégia:

Positivo Negativo
Ambiente Interno FORÇAS FRAQUEZAS
Ambiente Externo OPORTUNIDADES AMEAÇAS

Nesse tipo de questão, o recomendado é que analisemos a segunda afirmação e depois a primeira.

A segunda afirmação não tem como ser analisada do ponto de vista teórico visto que é uma afirmação sobre uma situação hipotética. O que podemos extrair como verdadeiro nessa questão é que geralmente os custos de operações nacionais são inferiores e, com um custo menor, a margem de lucro aumenta, sendo possível oferecer preços mais atrativos ao cliente, o que pode gerar um crescimento nas operações. Afirmação verdadeira.

Os ataques terroristas são fatores externos que independem da ação da empresa, então serão ou ameaça ou oportunidade. Com base no contexto da segunda afirmação, vemos que os ataques proporcionaram mudança na procura dos clientes por um produto com maior margem de lucro para empresa, um fato positivo, ou seja, uma oportunidade que a empresa aproveitou por ter disponível opções de turismo nacional. Nessa afirmação, se não levarmos em consideração o contexto da segunda afirmação, podemos acabar considerando os ataques como uma ameaça e assim cair em uma pegadinha. É importante observar que um fator por pior que seja (ataques terroristas) não é necessariamente uma ameaça, portanto os executivos se equivocaram. Afirmação verdadeira.

Vemos claramente que a segunda afirmação justifica a primeira e dá o contexto necessário para que ela seja verdadeira.

RESPOSTA LETRA A

7 Comentários

  1. Silvana

    Eu também caí a pegadinha, já fui logo considerando o ataque terrorista como uma ameaça…na verdade aprendi no MBA que eu fiz 9 Gestão de Negócios) que este caso seria uma ameaça que se transformou em uma oportunidade, por isso eu errei…acho que a banca não é tão profunda assim né?

    Responder
  2. Janaina Barbosa

    Essa eu acertei, deve-se ter muita atenção para interpretar este tipo de questão.

    Mas Pâmela não acho favorável analisar primeiro a segunda afirmativa, principalmente nesta questão que tem alta relação entre as duas afirmações, e se ler a segunda primeiro fica incoerente de análise e sem contexto, acho que só pode confundir mais o candidato.
    Poderia explicar pra gente porque vc acha melhor começar analisando a segunda?

    Obrigada, bons estudos

    Responder
  3. Telmo Ribeiro

    equívoco
    e.quí.vo.co
    adj (lat aequivocu) 1. 2 Duvidoso. 3 Que é objeto de suspeita; ambíguo: Criatura equívoca. Antôn (acepções 1 e 2): inequívoco. sm 1 Engano, erro ou lapso. 2 Interpretação equívoca. 3 Efeito de equivocar-se. 4 Jogo de palavras; trocadilho.
    o meu ponto de vista,segundo o dicionário se EQUÍVOCO é um sinônimo de ERRO, como é que os executivos se equivocaram em entender que de fato os ataques terrorista ocorridos no exterior representariam e de fato representaram uma ameaça para seus negócios, diminuindo a procura por pacotes internacionais e aumentando os nacionais, agora se o enunciado não informasse o “equivocaram” as duas afirmações seriam verdadeiras e 2ª justificaria a 1ª.

    Responder
  4. cleberson jacó

    Baseado em que podemos afirmar que os custos nacionais são inferiores???

    Responder
  5. Wíverson Cardoso

    Também achei essa questão bem estranha… Esses dados totalmente aleatórios e a banca pedindo pra gente confirmar…

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha Captcha Reload