59. (CESGRANRIO – TRANSPETRO – ADMINISTRADOR/2011)

Considere as afirmativas abaixo a respeito de programas de treinamento, baseados em competências, adotados por uma empresa de modo a tornar as pessoas mais produtivas, criativas e inovadoras, contribuindo ainda mais para o desempenho organizacional.

I – É necessário preparar o ocupante para o desempenho no cargo ao invés de desenvolver competências individuais.
II – É necessário o desenvolvimento de competências essenciais para o negócio ao invés de treinamento para a ocupação de um cargo.
III – É necessário priorizar a rapidez na construção e no desenvolvimento de competências para o negócio, ao invés da rapidez, da qualidade e do baixo custo do treinamento.

Está correto APENAS o que se afirma em
(A) I
(B) II
(C) III
(D) I e II
(E) II e III

COMENTÁRIO
(Por Bruno Cavalcante)

Esse tipo de questão, só pela coerência você resolve. É o que a gente costuma dizer que o erro “salta aos olhos”, mesmo sem você ter estudado a matéria específica, com um pouco de noção em administração você fazia.

Se não vejamos item a item:

I – É necessário preparar o ocupante para o desempenho no cargo ao invés de desenvolver competências individuais. – A questão fala em treinamento baseado em competências e não em tarefas ou cargos. Preparar o ocupante para o desempenho no cargo, significa ensiná-lo tudo que é preciso para ocupar o cargo. Tarefas e rotinas do trabalho e não é isso que a questão propõe. Alternativa falsa.

II – É necessário o desenvolvimento de competências essenciais para o negócio ao invés de treinamento para a ocupação de um cargo. – É justamente o inverso da afirmação I. É necessário o desenvolvimento das competências que mais agregarão valor para a empresa, somente saber o que tem que ser feito, as rotinas não são o suficiente ou o necessário no caso. Afirmativa verdadeira.

III – É necessário priorizar a rapidez na construção e no desenvolvimento de competências para o negócio, ao invés da rapidez, da qualidade e do baixo custo do treinamento. – Sim, tem que ser priorizado a construção e desenvolvimento de competências para o negócio acima de qualquer coisa. Quanto mais rápida essa construção e esse desenvolvimento, melhor será para a empresa que terá mais produtividade. Afirmativa Verdadeira.

Responde-se a questão sem saber o que é competência e nenhum conceito sobre treinamento. Somente um pouco de “instinto de administrador”, já diria um professor que tive.

Mas como aqui não estamos ensinando ninguém a ser selvagem e agir pelos instintos, vamos à teoria.

Existem diversas formas de se conceituar o que é competência (organizacional ou individual). Os conceitos sempre se baseiam em habilidades, atitudes e outras características individuais para caracterizar uma competência individual, assim como se baseiam na gestão e na cultura para determinar as competências organizacionais.

Famoso CHA = Conhecimentos + Habilidades + Atitudes. Logicamente fazendo isso englobar o que estar no esquema acima.

Em uma organização, as competências podem ser hierarquizadas da seguinte forma:

– Competências essenciais para a organização (core competences): São competências que uma organização precisa ter (construir e possuir) para manter sua vantagem competitiva.
– Competências funcionais: Cada unidade da organização tem que ter (construir e possuir) para servir de base para as competências organizacionais.
– Competências gerencias: Competência para atuar como gestor de pessoas.
– Competências individuais: São competências que cada pessoa deve ter (construir e possuir) para trabalhar na organização.

Treinar se baseando em competências é sair do treinamento voltado para as tarefas (ou seja, desenvolvendo uma simples habilidade de atuar no cargo), como é padrão. e se voltar para desenvolver essas competências, todo esse sistema de conhecimentos, atitudes e valores da empresa, tornando o funcionário mais engajado, mais engrenado com a organização como um todo.

RESPOSTA LETRA E

7 Comentários

  1. Geciane

    Eu erraria esse questão, pois não concordo que a qualidade de um treinamento não deve ser priorizada, conforme é dito na afirmativa III. Do que adianta aprender rápido, mas não ter garantia da qualidade do foi “ensinado” no treinamento?

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  2. Silvio

    Concordo com Geciane. Todos os livros que tive acesso ressaltam a importância da qualidade do treinamento. Por que “a rapidez na construção e no desenvolvimento de competências para o negócio” deve ser priorizada em detrimento da qualidade do treinamento? Não caberia recurso???

    Responder
    1. Tathiany

      Também concordo com o Sílvio e a Geciane. A qualidade do treinamento é fundamental para um bom aprendizado.

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  3. Bem.. acho que o a banca quis dizer é que essa qualidade do treinamento comparado com desenvolvimento de competências. Por exemplo, você pode ter um treinamento de qualidade comprovada e mensurável, mas se isso não ajudar a desenvolver as competências, não adianta. É a situação, comparando, do pior aluno na melhor escola. Não adianta, não é mesmo?

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